O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por cirurgia de transplante de coração no início da tarde deste domingo, 27. O procedimento foi realizado com sucesso, segundo o Hospital Albert Einstein, onde Faustão está internado desde o dia 5 de agosto após apresentar um quadro grave de insuficiência cardíaca.
De onde veio o novo coração de Faustão?
O novo coração de Faustão saiu de Santos, e o doador era um jovem de 35 anos, morador da cidade. O órgão foi de helicóptero do estádio de futebol da Portuguesa Santista e chegou a São Paulo por volta do meio-dia de domingo.
A Polícia Civil e a Portuguesa Santista trabalharam juntas para viabilizar o transporte do órgão, disponibilizado por um hospital da região. A cirurgia de transplante cardíaco durou cerca de 2h30.
Segundo dados da Central de Transplantes do Estado de São Paulo, o sistema informatizado localizou 12 pacientes que se encaixavam nos requisitos para o transplante, dos quais quatro foram classificados como prioritários — Fausto em segundo.
O tempo de espera para transplante cardíaco para receptores do grupo sanguíneo B, que é o caso de Faustão, é de um a três meses, segundo a central. Porém, para pacientes com quadro grave de saúde, como o apresentador, o tempo de espera é reduzido devido ao risco de morte.
O sistema público de transplantes brasileiro, gerenciado pelo Ministério da Saúde, é o maior do mundo. Na última semana, entre os dias 19 e 26 de agosto, 13 transplantes de coração foram realizados em todo o país. Faustão aguardava na fila desde o último domingo, dia 20. Dos 13 transplantes de coração, sete foram realizados no estado de São Paulo, onde o apresentador está internado.
A equipe que trata do apresentador segue em monitoramento para acompanhar a adaptação do órgão e controle de rejeição.