Em homens, o vírus pode levar ao câncer de pênis, de ânus, cabeça e pescoço
Mufid Majnun/Unsplash
Em homens, o vírus pode levar ao câncer de pênis, de ânus, cabeça e pescoço

Estudo divulgado na revista científica The Lancet Global Health aponta que cerca de 30% dos homens com mais de 15 anos estão infectados pelo papilomavírus humano (HPV). O HPV-16 representa 5% dos casos, e foi o genótipo mais prevalente (5%).

O vírus atinge, em maioria, adultos jovens com idades entre 25 e 29 anos. Apesar de a maior parte das infecções pelo vírus serem assintomáticas, alguns genótipos do vírus podem trazer sérios problemas à saúde.

O HPV-16 já se configura como um tipo de alto risco por ser associado a câncer dos órgãos genitais tanto em homens como em mulheres. Além disso, podem provocar mudanças nas células cervicais e levar à condições pré-cancerígenas.

Em homens, o vírus pode levar ao câncer de pênis, de ânus e também ao câncer de cabeça e pescoço. Já entre as mulheres, foi constatada a relação entre a presença do vírus e o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Em 95% dos casos desse câncer, a paciente estava infectada com o HPV. 


Como se proteger?

A vacina contra o HPV é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014.

O SUS oferece a vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos do vírus, o HPV 16 e 18 (alto risco, com propensão ao câncer) e o HPV 6 e 11. A vacina contra o HPV é gratuita para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

Mas, assim como todas as infecções sexualmente transmissíveis (IST), um dos melhores métodos de prevenção ao HPV é o uso de preservativo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!