No dia 27/10 é celebrado o dia da Dia da Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
Anatomy & Physiology / Wikimedia Commons
No dia 27/10 é celebrado o dia da Dia da Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes


Esta quarta-feira, 27 de outubro, é marcada como o dia da luta pelos direitos das pessoas com doenças falciformes. Essas doenças são um grupo de anemias hereditárias causadas pela presença de hemoglobinas anormais resultantes de mutações genéticas, conhecida como hemoglobina S (HbS).

As hemoglobinas estão presentes nas hemácias, que são responsáveis por levar oxigênio às demais células do organismo. Essas células anormais levam o nome de falciforme por possuírem forma de foice, o que prejudica a circulação pelos vasos sanguíneos.

No Brasil, as doenças mais comuns decorrentes dessa herança da HbS são a anemia falciforme, a doença SC e a S-beta talassemia.

A anemia acontece por conta de uma destruição prematura das hemácias do sangue, enquanto as dores são resultado da falta de oxigênio na região afetada pela dificuldade na circulação. Além desses sintomas, pessoas com a doença também podem apresentar síndrome torácica aguda, derrame cerebral, retinopatia e outros problemas

Por muito tempo, grande parte das pessoas afetadas pela doença não conseguiam chegar até a vida adulta. Atualmente, já existem tratamentos que podem conter as manifestações da doença, como o transplante de medula óssea e o uso de quimioterápicos.


A data

A PL que determina uma data específica para homenagear a luta das pessoas portadoras dessa doença foi aprovada pela Comissão de Educação (CE) em 2008. O dia 27 de outubro foi escolhido porque a doença é mais frequente entre pessoas negras, e nesse dia originalmente comemorava-se o primeiro Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!