A influenciadora Luana Andrade morreu aos 29 anos devido a complicações decorrentes de uma lipoaspiração.
Reprodução/Instagram
A influenciadora Luana Andrade morreu aos 29 anos devido a complicações decorrentes de uma lipoaspiração.

Luana Andrade, ex-participante do reality show Power Couple Brasil, faleceu nesta terça-feira (7) após complicações durante uma lipoaspiração. Em nota, o Hospital São Luiz, onde o procedimento foi realizado, informou que a causa da morte da influenciadora de 29 anos foi uma embolia pulmonar.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os números são de 2020, ano da pesquisa mais recente. Entre os procedimentos mais cobiçados, a lipoaspiração ocupa o primeiro lugar, seguida de cirurgias de prótese mamária e cirurgia de pálpebra.

Apesar de ser o procedimento mais realizado, a lipo, como costuma ser chamada, ainda oferece riscos aos pacientes.

O que é a lipo

A lipoaspiração é o procedimento estético mais popular entre os brasileiros.
Getty Images
A lipoaspiração é o procedimento estético mais popular entre os brasileiros.

A lipoaspiração é utilizada para o tratamento de gordura localizada e costuma ser indicada para quem tem excesso de gordura em determinadas partes do corpo.

O procedimento consiste na remoção de gordura por meio da cânula, um tubo de metal oco inserido no tecido adiposo. A forma mais comum do procedimento ocorre a partir da aspiração de gordura com uma bomba que gera vácuo.

Na cânula, pode ser utilizado a vibrolipoaspiração, um aparelho que faz com que a cânula vibre, auxiliando na lipoaspiração. Para quebrar as células adiposas, é utilizado em alguns casos o laser ou um gerador de ultrassom que produz ondas sonoras acima de frequência audível. Com a quebra das células, elas são retiradas por um aparelho de sucção.

A lipo pode ser realizada tanto dentro dos consultórios quanto nos centros cirúrgicos, a depender da complexidade do procedimento

Riscos

No procedimento realizado por Luana, a lipo de joelhos, as complicações não são frequentes. Uma pesquisa da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) também indica que complicações graves que necessitam de hospitalização, como tromboembolismo venoso, perfuração visceral, infecções e a embolia pulmonar, que vitimou Luana, são casos incomuns.

Como procedimento isolado, a lipo demonstra uma chance menor de complicações se comparada com a combinação do procedimento com abdominoplastia e lipoescultura, por exemplo. 

Apesar disso, os possíveis riscos e complicações devem ser discutidos com o cirurgião plástico, já que variam de pessoa para pessoa. Uma forma de minimizar esses riscos é combinar uma alimentação equilibrada e exercícios físicos tanto antes, quanto após a cirurgia, além de relatar ao médico questões como alergias e procedimentos realizados previamente.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!