Termômetro marca 40 graus na Avenida 9 de Julho, região central de SP
Rovena Rosa/Agência Brasil - 12/11/2023
Termômetro marca 40 graus na Avenida 9 de Julho, região central de SP

forte onda de calor que o Brasil enfrenta nas últimas semanas eleva o risco de desidratação. Uma das principais dicas para enfrentar as altas temperaturas, portanto, é beber bastante água. A recomendação para adultos é, em média, de 1,5 a 2 litros por dia.

Mas como saber se você está devidamente hidratado? A cor da sua urina pode dar algumas respostas.

Segundo especialistas, a cor ideal do xixi é o amarelo claro. Se a urina estiver transparente, ela pode indicar água em excesso, o que também pode ser prejudicial para a saúde. Por outro lado, a urina amarelo escuro indica falta de água no organismo.

Há, ainda, a possibilidade do xixi aparecer em outras cores, como alaranjado, em tons avermelhados, esverdeado ou até preto. Nesses casos, a urina pode estar revelando doenças variadas, e a recomendação é procurar um médico especialista para investigar o caso, já que a cor em si não garante um diagnóstico.

O que a cor da urina pode indicar sobre a saúde?

A seguir, confira o que a cor da urina pode indicar, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo:

  • Urina transparente: hidratação em excesso;
  • Urina de cor amarelo clara: cor ideial;
  • Urina de cor amarelo escura:  ainda considerada normal, a tonalidade indica falta de água de organismo;
  • Urina de cor amarelo âmbar: desidratação em níveis mais altos. Também pode indicar problemas no fígado;
  • Urina de cor castanha ou amarronzada:  desidratação severa ou disfunção renal;
  • Urina alaranjada: pode estar relacionada a algum alimento e concentração de vitamina C, mas, caso seja persistente, pode indicar problemas na vesícula e doenças do fígado;
  • Urina rosada ou vermelha: pode estar relacionada a pigmentos de alimentos, como a beterraba. Se o caso persistir, pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata ou vesícula;
  • Urina esverdeada ou azulada: pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana;
  • Urina preta:  indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite;
  • Espuma e efervescência: é comum aparecer espuma ou efervescência em jatos fortes de urina, mas, em outros casos, pode estar relacionada à eliminação de proteína.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!