Insolação, desidratação, dengue e candidíase estão entre as doenças mais comuns do verão.
FreePik
Insolação, desidratação, dengue e candidíase estão entre as doenças mais comuns do verão.

A estação mais aguardada do ano vem acompanhada do aumento do risco para uma série de doenças, como insolação, desidratação, dengue e candidíase.

No caso da insolação, o tempo seco e o calor são os principais agentes, já que a exposição ao sol é maior ao longo do verão, principalmente para quem aproveita o período para ir à praia e à piscina.

Causada pelo aumento na temperatura corporal, a insolação tem como sintomas a febre, pele seca e avermelhada, enjoo, vômito e até desmaios. A melhor forma de se prevenir da insolação é controlar a exposição à luz solar, dando preferência aos horários em que o sol está mais ameno, como na parte da manhã e no fim da tarde. O uso do protetor solar é imprescindível, lembrando que o produto deve ser reaplicado ao longo do dia.

Outro problema causado pelo sol excessivo é a desidratação. O calor faz com que o corpo perca muito líquido pelo suor, fazendo com que o nosso corpo precise de ainda mais água. 

Se a ingestão hídrica for baixa, há riscos de desidratação, que envolve sintomas como sede, dor de cabeça, falta de ar, sonolência, confusão mental e, em casos mais graves, desmaios. Para prevenir esse problema é necessário beber mais água, atingindo ao menos 2 litros por dia para indivíduos adultos.

No caso da dengue, uma doença grave e que causa sintomas como febre alta e dores no corpo, o meio mais eficaz de prevenção é evitar que o próprio mosquito se reproduza. Eles se desenvolvem na água parada, o que é um problema tendo em vista que o verão é uma estação chuvosa.

Por isso, é necessário conferir vasos de planta, garrafas PET, ralos e até mesmo a caixa d’água para ter certeza de que não há focos do mosquito nas proximidades. Também é recomendado o uso de repelentes e telas nas portas e janelas. 

Doenças ligadas à saúde íntima da mulher também são muito comuns durante o verão. Ficar com o biquíni molhado por muito tempo, usar roupas de tecido sintético ou roupas com suor podem ser as causas de uma candidíase, por exemplo.

Para evitar a candidíase, o ideal é optar por tecidos mais leves e respiráveis, além de trocar de roupa caso esteja molhada ou suada.

Além das medidas citadas, há diversas outras formas de impedir que as doenças características do verão estraguem a época mais agitada do ano. Consumir alimentos leves, beber menos álcool e evitar se alimentar fora de casa também podem te livrar de vários problemas de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!