Ao menos sete pessoas foram mortas pela dengue desde o início do ano no estado de São Paulo. Além dos quatro óbitos registrados pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), as outras três vítimas estavam nas cidades de Bebedouro, Jacareí e Dois Córregos.
Até o momento, Bebedouro, Pindamonhangaba e Jacareí, que decretou estado de emergência ontem (29), registraram dois óbitos cada por conta da doença . Foi o primeiro óbito devido a dengue registrado em Dois Córregos este ano.
Já são 1.413 casos de dengue confirmados em Jacareí em 2024. Este cenário já é considerado uma epidemia e o município almeja entrar no reduzido grupo de cidades que vão receber a vacina contra a doença. Segundo a prefeitura, um ofício será enviado ao Ministério da Saúde pedindo a inclusão do município na lista.
No atual momento, somente Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis vão receber as doses do imunizante no estado.
Por enquanto, os três novos óbitos registrados foram confirmados pelas prefeituras, entretanto, ainda não constam nos dados sobre a doença disponibilizados pelo governo de São Paulo.
A última atualizção do CVE ocorreu no dia 20 de janeiro, quando o estado havia registrado 10.728 casos de dengue e quatro óbitos.
Na capital paulista, foram registrados 1.792 casos nas três primeiras semanas de janeiro. Este é o mês de janeiro com mais casos confirmados desde o início da série histórica em 2015
. O recorde anterior ocorreu em 2016, quando 1.252 casos foram confirmados.