O Brasil é conhecido por fazer do Carnaval um de seus grandes eventos no ano. O país atrai anualmente milhares de turistas para o país, o que reflete positivamente na economia. Este ano, as folias estão marcadas para os dias 12 e 13 de fevereiro. O pré-Carnaval, porém, já começou em diversas cidades. Sendo assim, é importante que, durante as festividades, a população tenha cuidado dobrado com a saúde, para evitar doenças, infecções e outras enfermidades.
Cuidados básicos e infecções sexualmente transmissíveis
"As pessoas devem ter cuidado em dias muito quentes . É recomendado que levem garrafas de água e apliquem protetor solar, principalmente se as atividades forem feitas em ar livre", recomenda Alvaro Furtado, médico infectologista e Diretor da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI).
Em relação às infecções sexualmente transmissíveis, o médico ressalta a necessidade de não descuidar das nas estratégias de prevenção como preservativos, lubrificantes, e PrEP e PeP que combatem o HIV.
Infecções respiratórias
Além das infecções sexualmente transmissíveis, é preciso ter cautela com infecções respiratórias.
"Infecções respiratórias, gripes e resfriados também são um problema. Caso haja manifestação de algum sintoma como febre, dores de garganta ou cabeça, se testem e fiquem em casa para evitar o contágio em grandes aglomerações", alerta o médico.
Precaução com infecções gastrointestinais
A dica do médico infectologista Álvaro Furtado é não compartilhar copos, objetos, e ficar longe de consumir alimentos de procedência duvidosa. Além disso, higienizar bem as mãos é sempre imprescindível.
O que levar para a folia?
• Álcool gel;
• Garrafa de água;
• Repelente;
• Protetor Solar;
• Preservativo.