Ministra da Saúde convoca mobilização contra dengue: 'É hora de união'

Em pronunciamento, Nísia Trindade afirma que sua pasta tem 'foco total' no combate à doença

Nísia Trindade, ministra da Saúde, alertou a população sobre a epidemia de dengue
Foto: Reprodução/Ministério da Saúde
Nísia Trindade, ministra da Saúde, alertou a população sobre a epidemia de dengue

A ministra da Saúde , Nísia Trindade , fez um pronunciamento em rede nacional na noite desta terça-feira (6). Em seu discurso, a chefe da pasta alertou para o aumento de casos de dengue no Brasil e pediu uma mobilização nacional contra a doença. "Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue", disse a ministra. 

"O calor recorde e as chuvas acima da média aumentaram os focos do mosquito transmissor. Essa situação existe ações adicionais do governo federal, dos governadores, prefeitos e de toda a população. Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue", acrescentou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, 40 mortes provocadas pela doença já foram confirmadas em 2024. Outros 265 óbitos estão em investigação, enquanto há 364.855 casos prováveis da doença. Por causa do alto número, Nísia Trindade afirmou que a dengue é "prioridade total" de sua pasta no momento. 


"O Ministério da Saúde está dando total prioridade a essa ação, ampliando em R$ 1,5 bilhão o repasse de recursos aos estados e municípios. Um centro de operações de emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos e mobilizar as ações de todos os órgãos envolvidos. É fundamental que as prefeitas e prefeitos intesifiquem os cuidados com a limpeza urbana, evitando o acúmulo de lixo e de água, onde os mosquitos se proliferam", declarou.

"Da mesma forma é essencial a ação dos governadores apoiando o sistema de saúde. E você, cidadão e cidadã, também tem um papel decisivo na prevenção. Precisamos redobrar os cuidados em nossas casas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa. Vamos tampar as caixas d'água, descarta o lixo corretamente, manter as vasilhas dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas", continuou.

Vacinação

Nísia também explicou que a vacinação contra a dengue deve começar em fevereiro. "Após 40 anos de enfrentamento na epidemia de dengue, temos a vacina. O Brasil é o primeiro país a incorporar no sistema público de saúde, no nosso caso o SUS, uma vacina para a dengue. A vacinação será de forma progressiva, dado ao número limitado de doses produzidas pelo laboratório fabricante", disse.

No pronunciamento, a ministra da Saúde explicou que as cidades mais afetadas serão priorizadas na distribuição dos imunizantes. "Os critérios de distribuição inicial para um grupo específico de municípios foram baseados na incidência da doença e definidos pelo Ministério da Saúde e conselhos nacionais", comentou.

"Dentre o grupo para qual a vacina foi autorizada, serão imunizadas as crianças entre 10 e 14 anos. Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde coordenará um esforço nacional para ampliar a produção e o acesso às vacinas. Convoco todos para uma mobilização nacional", finalizou.

Assista abaixo: