Dengue
Reprodução: pixabay
Dengue

O número de casos prováveis de dengue no Brasil atingiu 408 mil, de acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizados na sexta-feira (9). O coeficiente de incidência da doença no país é de 201 casos por 100 mil habitantes.

Além disso, foram confirmadas 62 mortes por dengue no país, e outros 279 óbitos suspeitos estão em investigação.

Perfil do paciente

A maioria dos casos prováveis de dengue ocorre na faixa etária de 30 a 39 anos, seguida pelas faixas etárias de 40 a 49 anos e 50 a 59 anos. Em relação ao sexo, as mulheres são ligeiramente mais afetadas que os homens: 54,9% dos casos prováveis foram registrados em pessoas do sexo feminino e 45,1% no sexo masculino.

Estados

Em números absolutos, Minas Gerais lidera, com mais de 143 mil casos de dengue, seguido por São Paulo (63 mil), Distrito Federal (49 mil) e Paraná (44 mil). Por outro lado, Roraima (58) e Maranhão (193) registraram menos casos.

A média nacional é de 201 casos de dengue por 100 mil habitantes, mas em alguns estados, esse coeficiente é significativamente maior. O Distrito Federal, por exemplo, registra mais de 1.779 casos por 100 mil habitantes. Na sequência, em proporção de casos, vêm Minas Gerais (700,5), Acre (559), Paraná (389,9) e Goiás (348,7).

Dicas para prevenção à dengue:

  1. Elimine qualquer água parada em sua casa, como em vasos de plantas, pneus velhos e recipientes diversos.
  2. Mantenha caixas d'água e recipientes de armazenamento de água sempre fechados.
  3. Limpe regularmente as calhas para evitar o acúmulo de água.
  4. Utilize telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
  5. Use repelente e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, períodos de maior atividade dos mosquitos transmissores da dengue.
  6. Colabore com campanhas de conscientização e controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti em sua comunidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!