Nesta quarta-feira (14), a cidade do Rio de Janeiro confirmou a segunda morte por dengue em 2024. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, informou que a vítima é um jovem residente de Senador Camará, que teve dengue hemorrágica.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento no número de casos, em 5 de fevereiro.
Até agora, o estado registrou quatro óbitos e contabilizou 17.544 casos somente em janeiro. Esse número é 12 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (1.441).
Dos 92 municípios fluminenses, 14 apresentam uma taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Destacam-se Itatiaia, Cambuci, Resende e Piraí.
O número de casos prováveis de dengue no Brasil já superou 512 mil, de acordo com dados do Painel da Dengue do Ministério da Saúde. Os dados são referentes de janeiro até o dia 12 de fevereiro.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele. Medidas preventivas incluem eliminar recipientes que acumulem água parada, usar repelente, telar janelas e portas, e vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer. Em caso de suspeita de dengue, é essencial procurar atendimento médico imediatamente.