Água parada em locais descobertos deve ser eliminada para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti
Shutterstock/Divulgação
Água parada em locais descobertos deve ser eliminada para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti

O governo federal anunciou que está organizando uma grande ação de combate a dengue para a próxima semana. A medida, que se chamará de "dia D” do combate à dengue, é uma iniciativa comandada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de Saúde de todos os Estados. É esperado que seja realizado uma mobilização nacional de combate aos focos de mosquitos-da-dengue.

A estimativa é que 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão localizados em domicílios. Com isso, a medida visa engajar a população em escala nacional para o combate da disseminação da dengue.

Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram nesta quarta-feira (21) uma campanha nas escolas para ensinar sobre as ações de prevenção à doença aos alunos. O intuito é que os jovens atuem como uma espécie de "agente de saúde" no combate dos focos do mosquito.

O aumento no número de casos de dengue no Brasil tem preocupado as autoridades e acelerado a tomada de medidas para conter o avanço do vírus. Mas a prevenção, na verdade, começa em casa: segundo os dados do terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA), realizados em dezembro de 2023, 74,8% dos criadouros do mosquito-da-dengue estão em áreas residenciais.

No ranking de maiores focos de procriação do mosquito, em primeiro lugar estão em pontos de acúmulo de água comuns nas casas, como vasos e pratinhos de plantas, garrafas, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção.

Na sequência, estão os depósitos de armazenamento de água elevados (como caixas d’água, tambores e depósitos de alvenaria) e no nível do solo (como tonel, tambor, barril, cisternas e poço/cacimba), com 22%. É seguido por depósitos de água em pneus e lixo, com 3,2%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!