O Brasil realiza neste sábado (2), o Dia D contra a dengue . A ação do Ministério da Saúde visa eliminar os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti .
A mobilização tem um tema, chamado "Dez minutos contra a dengue", que busca reforçar as ações de prevenção e eliminação dos locais de possível contaminação. A Saúde conta com a participação dos estados, municípios, autoridades sanitárias e a sociedade.
"[Será] um momento de atenção do país, de atenção das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, de um monitoramento muito próximo ao que está acontecendo nas diferentes regiões, estados e municípios", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em uma coletiva nesta semana.
Até o momento, o Brasil já contabiliza mais de 1 milhão de casos de dengue e 258 mortes confirmadas pela doença . Além disso, seis estados do país (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal já declararam emergência em saúde pública por cauda do vírus.
Ao ser picado pelo mosquito Aedes Aegypti , o paciente costuma ficar entre 5 e 14 dias com a doença, apresentando os primeiros sinais de 4 a 10 dias após a infecção.
Quais são os sintomas?
-
Febre alta repentina;
-
Dor no corpo;
-
Dor atrás dos olhos;
-
Dor de cabeça;
-
Mal-estar;
-
Manchas vermelhas pelo corpo.
Principais cuidados com a dengue
-
Evitar água parada (principalmente grandes reservatórios de água em casa, onde os mosquitos podem se procriar);
-
Colocar areia no prato das plantas e/ou trocar a água uma vez por semana;
-
Furar pneus velhos e guardá-los em ambiente seguro;
-
Entregar recipientes (como garrafas pet) vazios à limpeza pública;
-
Limpar bebedouros de água mineral e água comum;
-
Tapar caixas d'água.