Uma pesquisa da plataforma Info Tracker apontou que o Estado de São Paulo está passando por uma nova onda de Covid-19 . Segundo a plataforma que monitora a evolução da doença no país, o estado paulista teve um aumento de 85% dos casos na última semana, saltando de 7 mil infectados para 13 mil em um intervalo de 15 dias. O número de mortes também sofreu um aumento crítico de 54%, passando de 57 vítimas para 88 no mesmo período.
Dentre as possíveis variáveis, um ponto destacado é a rápida disseminação de novas subvariantes Ômicron, como a JN.1, além da realização de eventos que geraram deslocamento em massa nas últimas semana, como a manifestação bolsonarista na Avenida Paulista no dia 25 de fevereiro.
Segundo a pesquisa, os dados da última semana são os maiores visto neste ano. Comparando com a primeira semana de 2024, esta semana, que ainda não chegou ao fim, teve um aumento de 377% nos casos.
A situação levou muitos paulistas a voltar com o uso de máscaras, principalmente em ambientes de grande circulação e no transporte público. A nova onda também vem sendo registrada em outros países, como os Estados Unidos.
A secretaria estadual da Saúde emitiu uma nota afirmando que mantém o monitoramento constante do cenário epidemiológico, e reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19.
"Além da imunização contra a Covid-19, a SES ressalta que as medidas já conhecidas pela população seguem sendo fundamentais para combater o coronavírus, como higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e etiqueta respiratória (ao tossir e espirrar, cobrir nariz e boca)", informou a Secretaria.