O ator da franquia de filmes Star Wars Jake Lloyd, de 35 anos, foi internado em uma clínica de reabilitação nos Estados Unidos após ter um episódio de surto psicótico. O ator ganhou grande repercussão quando fez a versão mais jovem de Anakin Skywalker, um dos protagonistas da franquia de filmes.
O caso de Lloyd foi classificado como surto psicótico, que é quando o estado mental de uma pessoa fica temporariamente dissociado da realidade em que ele está vivendo.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) cita como principais sintomas:
- rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva;
- perda da noção de tempo e espaço;
- agressividade;
- comportamento catatônico (ficar parado sem qualquer reação);
- e ansiedade.
A mãe do ator, Lisa Lloyd, relatou que o filho tem apresentado dúvidas sobre a realidade desde 2006. Quando procurado um especialista, foi diagnosticado que Lloyd tinha esquizofrenia paranoica.
Em entrevista ao Scripps News, Lisa disse: "Jake começou a ter alguns problemas no ensino médio. Ele começou a falar sobre 'realidades'. Ele não sabia se estava nesta realidade ou em uma realidade diferente. Eu realmente não sabia exatamente o que dizer sobre isso. Ele dizia não saber em que realidade estava. Não sei em que realidade estou".
Internação de Jake Lloyd
Em março de 2023, o ator acabou sofrendo com um "surto psicótico total" após saber sobre a morte da irmã mais nova, Maddison. O ator então desligou o carro no meio de uma rodovia com três pistas, e, após ser parado pela polícia, foi internado em um hospital.
Após alguns meses, ele foi transferido para um programa de internação em um centro de reabilitação de saúde mental. Ele segue internado desde então, se recuperando do surto psicótico.
"Ele está muito melhor do que eu esperava. Ele está se relacionando melhor com as pessoas e se tornando um pouco mais sociável, o que é muito bom. É como ter mais do velho Jake de volta, porque ele sempre foi incrivelmente sociável até se tornar esquizofrênico", explicou a mãe do ator.
Brasil
No início do ano, durante a exibição do programa Big Brother Brasil, uma das participantes, Vanessa Lopes, também teve um quadro parecido causa do confinamento. A ex-sister explicou que foi diagnosticada com um quadro psicótico agudo e afirmou que vem cuidando da saúde na companhia da família e dos amigos.