Onda de calor deve durar até o dia 20
Climatempo
Onda de calor deve durar até o dia 20

Meteorologistas do portal MetSul advertem para temperaturas extremas de até 45°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nos últimos dias do verão de 2024 .

Os perigos do calor excessivo vão além do desconforto, podendo resultar em danos sérios à saúde quando a temperatura ambiente ultrapassa a corporal humana, cerca de 36,5°C. O corpo humano regula a temperatura por meio da dilatação dos vasos sanguíneos para liberar calor e do suor para resfriamento. Em situações de calor extremo, a insolação e a desidratação tornam-se preocupações graves.

Grupos mais vulneráveis incluem obesos, mulheres, crianças, idosos, diabéticos, cardíacos, pacientes renais e trabalhadores ao ar livre. Questões socioeconômicas também influenciam o risco de estresse térmico, com aqueles sem acesso a ar condicionado, morando em residências mal ventiladas ou viajando em transporte público lotado sendo mais suscetíveis.

Durante períodos de calor intenso, como o que afeta o Brasil nesta semana, especialistas recomendam evitar a exposição ao sol e ao calor ao máximo, especialmente entre 10h e 16h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período mais crítico ocorre das 14h às 16h, quando as temperaturas atingem o pico do dia.

Embora possa parecer tentador buscar locais para se refrescar em temperaturas elevadas, como piscinas, praias e cachoeiras, esses ambientes não são considerados seguros quando o termômetro sobe. A orientação é evitar esses locais durante os horários de maior calor para prevenir problemas relacionados ao excesso de calor.

 Veja como se proteger do calor intenso:

  • Evite exposição ao sol entre 10h e 16h, especialmente das 14h às 16h, quando as temperaturas são mais altas;
  • Evite atividades ao ar livre durante o calor extremo;
  • Use roupas leves e claras para facilitar a evaporação do suor;
  • Hidrate-se regularmente ao longo do dia, verificando a cor da urina para avaliar a hidratação;
  • Busque locais com ar condicionado, mantenha as janelas dos veículos abertas e use protetor solar, chapéus e óculos escuros;
  • Diminua a atividade física e descanse em áreas sombreadas e ventiladas;
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados;
  • Evite bebidas alcoólicas e açucaradas, optando por refeições leves e frequentes;
  • Mantenha ambientes frescos e úmidos;
  • Procure ajuda médica se necessário ao sentir sintomas de mal-estar relacionados ao calor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!