Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo
Edson Lopes Jr/Secom
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo

Logo após decretar estado de emergência em São Paulo devido à epidemia de dengueRicardo Nunes (MDB) tratou de criticar o governo federal. Em evento realizado no centro, nesta segunda-feira (18), o prefeito da capital paulista detonou a gestão de  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não incluir a cidade na lista de municípios que devem receber os imunizantes contra o vírus. 

De acordo com Ricardo Nunes, desde janeiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo enviou três ofícios ao governo federal para pedir a inclusão da capital paulista na lista. Ainda segundo o administrado municipal, em todas as ocasiões, o  Ministério da Saúde não respondeu as solicitações. A medida, no entendimento do prefeito, evitaria algumas mortes provocadas pela dengue.  

“Vamos mandar hoje mais um ofício para o Ministério da Saúde até numa forma de tentar alertá-los que eles precisariam estar preparados com relação a isso. A gente poderia ter evitado muitas mortes, já chegamos em 11 [óbitos] aqui na cidade de São Paulo”, disse o prefeito.

Para Ricardo Nunes, o governo federal "deu bobeira" ao não colocar o maior município do país na lista. "Acho que a maior cidade do Brasil tem um peso para demonstrar que eles [Ministério da Saúde] deram bobeira por lá e poderiam ter sido mais ágeis com relação ao fornecimento da vacina", acrescentou Nunes.

O Ministério da Saúde, por sua vez, disse nesta segunda-feira que uma parte do próximo lote de vacinas será destinada à capital paulista. "O município de São Paulo não foi excluído da seleção, e receberá a vacina tão logo o Ministério da Saúde tenha mais doses disponíveis", informou a pasta.

Por causa da falta de vacinas para toda a população, o governo federal estipulou alguma regras para a distribuição. O número de regiões de saúde incluídas na primeira etapa de vacinação estava limitado a 521 municípios com mais de 100 mil habitantes e com as maiores taxas de incidência da doença nos últimos 10 anos, o que excluía São Paulo.

Na capital paulista, o índice de transmissão de dengue chegou em 414 para cada 100 mil habitantes. Ao todo, são 49.721 casos prováveis de dengue neste ano e 11 mortes.

No Brasil, são 1.684.781 casos de dengue e 513 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Vacinação no estado de São Paulo

A vacina está disponível em 11 municípios da região do Alto Tietê de forma gratuita, via SUS: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Izabel, Salesópolis e Suzano.  Crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da atual fase da campanha de imunização.

A vacinação pode ser feita também em hospitais ou clínicas particulares em todo o estado.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!