Processo de inspeção: da granja à mesa, sua segurança é prioridade

Processo de inspeção: da granja à mesa, sua segurança é prioridade

Compromisso do Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) possui a segurança do alimento como uma das suas prioridades. Por isso, há o comprometimento com as inspeções nos abatedouros de grandes produtores, locais que são feitos os abates das aves.

Reprodução / Freepik

Verificação das condições sanitárias

A primeira etapa de inspeção feita pelo Mapa é a avaliação das instalações onde as aves estão sendo criadas. Alguns dos pontos avaliados são a higiene do local, o saneamento e a existência de medidas que evitem a contaminação dos animais.

Divulgação

Monitoramento do bem-estar das aves

São verificadas as condições de alojamento, práticas de manejo e cuidados que assegurem o bem-estar das aves enquanto estiverem no local.

Divulgação

Identificação e controle de doenças

Outra etapa muito importante é a de identificação e controle de doenças nas aves. Qualquer sinal de doença identificado em algum animal, os veterinários entram em ação para controlar ou erradicar a condição, mantendo a segurança dos animais.

Reprodução / Freepik

Rastreabilidade dos produtos

Este processo refere-se a rastrear os lotes das aves desde a granja até chegar na mesa do consumidor. Isso facilita a localização e retirada dos produtos em caso de problemas na produção.

Divulgação

Análise de resíduos de medicamentos veterinários

Para finalizar, amostras em casos de suspeitas são coletadas para análise e verificação se há resíduos de medicamentos veterinários. Dessa forma, é possível assegurar a proteção da saúde pública.

Divulgação

Para mais informações

Acesse a página Alimento Seguro do Mapa e saiba mais sobre a comida que vai para sua mesa!

Divulgação

Veja mais Top Stories