Brasil supera marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024
Reprodução: pixabay
Brasil supera marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil atingiu a marca dos 2 milhões de casos de dengue em 2024. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, são 2.010.896 casos prováveis da doença, com 682 óbitos registrados por dengue e 1042 em investigação. O painel indica também que o coeficiente de incidência da doença no país é de 990,3 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

Na última segunda (18), o Brasil bateu um recorde, já que, em mais de 20 anos, o país não registrava tantos casos de dengue no período de um ano.

Na quarta-feira (20), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta para o aumento classificado pela pasta como "antecipado" de casos de vírus respiratórios no país.

“Parece que todos os problemas de saúde foram antecipados este ano”, brincou, ao se referir à explosão de casos de dengue fora do período mais comum. “Isso não é por acaso, tem a ver com fatores climáticos e ligados aos próprios vírus”, explicou.

“A dengue é o mais grave problema de saúde pública que temos hoje, mas não é o único. E nós não queremos descuidar das outras doenças”, avaliou Nísia.

A campanha de vacinação contra a gripe foi adiantada em 2024: tradicionalmente, ela é realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, mas neste ano terá início no próximo dia 25.

A medida foi tomada pela Saúde por causa do cenário epidemiológico, e abrangerá as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Atendendo às particularidades climáticas da região, o Norte realizou a imunização entre novembro e dezembro de 2023.

A vacina utilizada protege a população contra os principais vírus em circulação no país. O Ministério da Saúde estima que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas contra a gripe até o fim da campanha.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!