Em quatro edições desde 2017, o projeto Barco da Saúde Mandic já atendeu 7 mil pessoas de comunidades ribeirinhas e povos indígenas que vivem em isolamento social geográfico e social no norte do Brasil. Agora, os estudantes da Faculdade de Medicina e Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP), fazem uma vaquinha virtual para arrecadar recursos para mais uma viagem assistencial.
Lançada no início de fevereiro, a iniciativa busca arrecadar R$ 20 mil. O financiamento é necessário pois, desde o início, a iniciativa encabeçada pelos alunos é mantida por doações e ações de voluntariado.
A edição de 2024 vai acontecer entre os dias 2 e 11 de julho e vai percorrer os municípios de Aveiro e Belterra, no Pará, que juntos concentram 17 mil pessoas.
Todas as etapas do projeto são realizadas por alunos e pelos coordenadores do Barco da Saúde: Guilherme Marson, Monique Miamoto e Victor Hugo. “Nosso objetivo é levar atendimento médico e odontológico de qualidade às populações isoladas geograficamente e socialmente. Além disso, fornecemos aos alunos a oportunidade de sair de sua zona de conforto e conhecer novas realidades, permitindo que desenvolvam tanto o lado profissional quanto o humano, o que é importante para fazer novas descobertas, internas e externas. A proposta é realizar atendimentos Médicos e Odontológicos, além de ações educativas em saúde para as comunidades ribeirinhas residentes às margens do Rio Tapajós e seus afluentes”, dizem os organizadores.
Conheça s serviços do Barco da Saúde
Dermatologia
São realizados consultas e procedimentos como exérese de lesões e cauterizações químicas.
Pediatria
Já foram doados 2.100 kits de material escolar e 2.322 brinquedos, além da realização de consultas pediátricas.
Oftalmologia
São realizadas consultas e cirurgias oftalmológicas. Já foram doados 1.604 pares de óculos.
Saúde da mulher
São oferecidas consultas ginecológicas e rastreamento de lesões precursoras de câncer colo uterino, além pré-natal e doação de kits maternidade.
Clínica médica
Mais de 4.800 atendimentos médicos, bem como atividades de educação em saúde.
Atendimento Odontológico
São realizados atendimentos em adultos e crianças, emergências e cirurgias, além de educação em saúde bucal. Já foram realizados mais de 3.000 procedimentos odontológicos e distribuídos 2.629 kits de higiene bucal.
Para saber mais e contribuir com o projeto, acesse a página do financiamento coletivo .