Cientistas encontram novas evidências sobre origem do coronavírus nos morcegos
Helen Briggs - BBC
Cientistas encontram novas evidências sobre origem do coronavírus nos morcegos

Um morcego com vírus da raiva foi encontrado no bairro da Lapa , na Zona Oeste de São Paulo (SP). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (3).

A Secretaria informou ao Portal iG via e-mail que até o momento não foram identificados casos secundários relativos ao morcego encontrado ou a animais domésticos. 

Com esse novo caso positivo, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a SMS  passou a realizar diversas ações de orientações, distribuindo folhetos informativos e instruindo os tutores de animais domésticos sobre medidas preventivas contra a raiva, enfatizando a importância de manter a vacinação antirrábica anual atualizada.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


Histórico de casos na cidade 

Em 2023, 3 casos de raiva  foram identificados em morcegos na capital. Em 2024, até o momento, foram registrados 4 casos de raiva em morcegos, sendo 2 em fevereiro (1 no Butantã e outro em Santo Amaro), e 2 em março (1 em Santana e 1 na Lapa).


O que fazer em caso de acidentes

A Covida orienta que ao encontrar um morcego caído em via pública, deve procurar a Vigilância em Zoonoses por meio do Portal SP156.

Com isso, será feita uma vistoria no local indicado, junto com a coleta do animal e seu encaminhamento para análise laboratorial para o diagnóstico da raiva nos laboratórios da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).

A pasta recomenda ainda que nos casos de acidente de pessoas com morcegos, vivos ou mortos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico de referência, para avaliação e indicação de tratamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!