Agentes de saude da cidade de São Paulo em ação com drone em prédios abandonados, à procura de focos do mosquito transmissor
Paulo Pinto/Agência Brasil - 05/03/2024
Agentes de saude da cidade de São Paulo em ação com drone em prédios abandonados, à procura de focos do mosquito transmissor

O Brasil superou uma marca negativa nesta segunda-feira (8). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde , o país chegou a  1.116 mortes por dengue nas 13 primeiras semanas de 2024, batendo um recorde histórico da doença. 

Segundo o Painel, com menos de quatro meses, o Brasil superou a marca negativa de óbitos da série histórica, iniciada em 2000. Antes, o recorde era de 2023, com 1.094 mortes em todo o ano. A terceira pior marca ocorreu em 2022, com 1.053.

Além disso, atualmente, o Ministério da Saúde contabiliza cerca de 2 milhões de casos em todo o Brasil. Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, declarou que a estimativa da pasta é que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.

Apesar dos números assustadores, considerando os 26 estados e o Distrito Federal, oito unidades federativas estão em "tendência de queda consolidada", enquanto outros 12 estão em "tendência de estabilidade".

Por outro lado, há um aumento em Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Desde o começo da epidemia, 11 unidades da federação decretaram emergência por causa da dengue, sendo elas: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!