Detergente Ypê oferece risco de contaminação microbiológica
Divulgação/Ypê
Detergente Ypê oferece risco de contaminação microbiológica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu diversos lotes de todas as versões do detergente Ypê , fabricado pela empresa Química Amparo, por terem apresentado um “risco potencial de contaminação microbiológica”. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (7).

Segundo nota da Química Amparo, foram identificadas alterações no cheiro e na cor de alguns produtos, que não representam riscos potenciais à saúde dos consumidores.

O que é contaminação microbiológica? 

O microbiologista clínico Célio de Faria Júnior, do Laboratório de Microbiologia do Hospital Regional de Planaltina no Distrito Federal, explica que a contaminação microbiológica se refere "à presença indesejada de microorganismos (tais como bactérias, fungos, vírus ou parasitas) em um ambiente, produto ou material".

De acordo com o microbiologista, uma série de fatores pode ocasionar a contaminação microbiológica em produtos. "Entre eles, podemos citar a falta de higiene durante a produção, o armazenamento inadequado, o uso de ingredientes contaminados, as falhas no armazenamento, entre outros. Também pode ocorrer uma contaminação cruzada, na qual microorganismos são transferidos de uma superfície contaminada para um produto ou área limpa", explica.

Faria Júnior explica que é importante prevenir a contaminação microbiológica em produtos por vários motivos - o primeiro deles, a segurança e a saúde dos consumidores, já que certos microorganismos são capazes de causar doenças graves.

"Além disso, a contaminação microbiológica pode comprometer a qualidade e a durabilidade dos produtos, levando a perdas econômicas para as empresas. Por fim, em setores como a indústria farmacêutica, a contaminação microbiológica pode afetar a eficácia dos produtos", diz.

Quem usou detergente Ypê pode ser contaminado?

Em nota, a Anvisa afirmou que os riscos à saúde dos consumidores "são minimizados", uma vez que o produto é enxaguável e de breve contato com a pele. "Altos níveis de contaminação, se ocorrerem, são facilmente identificáveis pelo consumidor devido ao mau cheiro e turbidez, o que inviabiliza o uso", completa a nota. 

Como identificar se o detergente Ypê é de lote contaminado?

A Anvisa identificou um problema no processo de produção do produto que poderia causar contaminação microbiológica em todos os detergentes fabricados em julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com os lotes finais 1 e 3. Isso inclui todos os tipos de detergentes com essa identificação.

Para identificar se o detergente tem risco de contaminação, basta conferir o lote do produto na embalagem. O dado fica registrado no plástico em uma sequência de números após "L:". Você pode conferir todos os lotes contaminados aqui .

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!