O Brasil ultrapassou 5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, na segunda-feira (20), segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, foram registradas 2.827 mortes por dengue no ano. Outras 2.712 estão em investigação.
Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, são 5.100.766 de casos prováveis da doença. A maioria deles (935.531),está na faixa etária de 20 a 29 anos. As mulheres respondem por 55% das ocorrências, enquanto os homens representam 45%.
O estado com mais casos é Minas Gerais, com 1.431.174. Em seguida, aparecem São Paulo (1.397.796) e Paraná (535.433). Veja:
Tendência de queda
Segundo o Ministério da Saúde, 24 estados e o Distrito Federal registram queda na incidência da doença e dois seguem em cenário de estabilidade.
Queda: Acre; Alagoas; Amazonas; Amapá; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rondônia; Roraima; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Sergipe; São Paulo e Tocantins.
Estabilidade: Maranhão e Mato Grosso.
“É uma mudança significativa de tendência da incidência da doença. Seguindo o padrão do avanço da dengue, a previsão é que os dois únicos estados que ainda estão em estabilidade já entrem em queda nas próximas semanas”, disse a secretária de Vigilância em Saúde em Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.
Quais são os sintomas?
- Febre alta repentina;
- Dor no corpo;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Manchas vermelhas pelo corpo.
Como se cuidar em casa?
A dengue tem três fases: a inicial ou febril, a crítica ou inflamatória e a recuperação. Segundo os especialistas, a primeira fase dura até cinco dias; depois, é preciso ter muita atenção a sintomas como dor abdominal, vômitos, tonturas e desmaios, além de sangramentos no corpo, que podem evidenciar um agravamento no quadro.
Se nenhum desses sintomas surgir, a probabilidade é de plena recuperação em até sete dias. É importante reforçar que, ao apresentar um dos sinais citados acima, a orientação é que o paciente procure um hospital imediatamente.
Em casa, é fundamental que a pessoa faça repouso, utilize os medicamentos orientados pelo médico e, principalmente, reforce a hidratação.
Além disso, especialistas reiteram que as pessoas já contaminadas pela dengue devem usar o repelente para evitar que sejam picadas e que o mosquito transmita o vírus para outro indivíduo.
Principais cuidados contra a dengue
- Evitar água parada (principalmente grandes reservatórios de água em casa, onde os mosquitos podem se procriar);
- Colocar areia no prato das plantas e/ou trocar a água uma vez por semana;
- Furar pneus velhos e guardá-los em ambiente seguro;
- Entregar recipientes (como garrafas pet) vazios à limpeza pública;
- Limpar bebedouros de água mineral e água comum;
- Tapar caixas d'água.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.