A vacinação contra a influenza, vírus causador de doenças como a gripe e pneumonia, segue em ritmo acelerado nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A campanha atual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) , promovida pelo Governo Federal - a partir do Ministério da Saúde - conta também com o apoio de estados e municípios para imunizar o máximo de pessoas . O objetivo é preveni-las de complicações que podem levar ao óbito, além de reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde.
E especialmente neste ano, a campanha de vacinação começou mais cedo, em Março, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios. Tradicionalmente realizada em Abril e Maio, a antecipação só foi possível graças a um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que permitiu a entrega ágil das vacinas para os grupos prioritários.
Essa campanha antecipada , porém, não se aplica à região Norte do país. Isso porque em 2023 o Ministério da Saúde já tinha ajustado sua estratégia para essa população, imunizando-os entre Novembro e Dezembro para atender às características climáticas locais. Em todas as regiões do país , a vacina utilizada foi a trivalente, protegendo contra três cepas principais do vírus da Influenza.
Outras ações de prevenção
Para prevenir a influenza, além da vacinação, recomenda-se evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe, bem como: cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar nos olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos pessoais; manter os ambientes ventilados; e usar lenço descartável.
Vale ressaltar ainda que em caso de sintomas como coriza, tosse, dores na garganta, cabeça e corpo, além de febre, é importante procurar uma unidade de saúde.
Com a colaboração dos cidadãos e das diversas entidades envolvidas, o objetivo do Governo Federal segue sendo alcançar uma cobertura vacinal ampla e eficaz, protegendo milhões de brasileiros e garantindo a saúde e o bem-estar para todos. E para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, basta acessar a página oficial do Ministério da Saúde ao clicar aqui !