O Ministério da Saúde incinerou, somente em 2024, cerca de 6,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 . O lote equivale a R$ 227 milhões. As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (27).
De acordo com a publicação, o ministério descartou vacinas da Janssen que estavam vencidas. O imunizante caiu em desuso no Sistema Único de Saúde (SUS) após a rede pública apostar nas vacinas de RNA mensageiro, como da Pfizer e Moderna.
Em comunicado divulgado para a imprensa, a Saúde reforçou que não mediu esforços para evitar o descarte, com "uma série de ações estratégicas com o compromisso de minimizar as perdas de estoques de insumos".
"Apenas em 2023, o Ministério da Saúde evitou o desperdício de R$ 251,2 milhões em vacinas. O valor equivale a mais de 12,3 milhões de doses", afirma o comunicado da pasta comandada por Nísia Trindade.
Nova campanha
Neste sábado (25), o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de vacinação contra a doença . A proposta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas.
Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses atualizadas com a variante XBB.1.5. Em nota, o ministério informou que as vacinas estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto à operadora logística.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp