Manobra de heimlich
Reprodução: Flickr
Manobra de heimlich

A manobra de Heimlich, conhecida por ajudar alguém engasgado , salva a vida de muitas pessoas. Essa técnica implica em aplicar pressão na região do estômago, conhecida como região epigástrica, com o intuito de auxiliar a pessoa a expelir o objeto ou alimento que esteja obstruindo a via aérea.

Uma versão apropriada da manobra para bebês foi realizada pela influencer Clara Maia com o seu filho José de um mês. Segundo a mãe, ele havia se engasgado após a amamentação. Veja o vídeo:


De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, o procedimento é realizado com a pessoa que está engasgada de pé, enquanto a outra pessoa se posiciona por trás e a abraça na altura do abdômen. Uma das mãos permanece fechada na região do estômago, formando um punho, enquanto a outra mão é colocada sobre ela para aplicar a pressão necessária.

A técnica consiste em realizar movimentos de compressão na região do estômago, como se estivesse tentando levantar a pessoa engasgada do chão. Esses movimentos devem ser repetidos até que o objeto ou alimento seja expelido pela vítima. No caso de crianças, é importante ajoelhar-se para ficar na altura adequada durante o procedimento.

Bebês

Para bebês com menos de um ano de idade, a manobra de Heimlich não é recomendada. Em vez disso, deve-se posicionar o bebê de bruços sobre o antebraço, ligeiramente inclinado para baixo, e aplicar cinco compressões na região das costas, entre as escápulas. Se o bebê ainda continuar engasgado, deve-se virá-lo e aplicar mais cinco compressões sobre o esterno.

Ainda, é necessário chamar ajuda médica mesmo após a realização dessas manobras. Ademais, é importante ressaltar que essas técnicas só devem ser aplicadas em vítimas conscientes.

Se o engasgo levar rapidamente à inconsciência, é imprescindível buscar assistência médica imediata, já que a falta de intervenção pode levar a um alto índice de mortalidade, que pode chegar a 40%.

Dicas para Prevenir Engasgos

  • Mastigue devagar durante as refeições e prefira fazê-las sentado.
  • Corte os alimentos em pequenos pedaços.
  • Evite engolir comprimidos e cápsulas sem água.
  • Procure tratar o refluxo gastroesofágico e a síndrome da apneia obstrutiva do sono, pois podem contribuir para o engasgo.
  • Reduza o consumo de café, álcool e alimentos quentes.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!