Estudos revelam que pacientes que fazem uso excessivo de álcool possuem alterações hepáticas significativas
Pexels
Estudos revelam que pacientes que fazem uso excessivo de álcool possuem alterações hepáticas significativas

O abuso de álcool pode causar diversas doenças, como cirrose hepática, alguns tipos de  câncer e problemas cardiovasculares, mas você sabia que ele também prejudica a absorção de vitaminas?

Segundo Aline Fonseca, professora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, a vitamina que mais pode sofrer impacto na absorção é a do complexo B, conhecida por desempenhar um papel crucial no metabolismo energético e na saúde do sistema nervoso. 

"Estudos sugerem que o álcool pode interferir na absorção dessa vitamina, especialmente a vitamina B1 (Tiamina) e a B9 (folato), levando a deficiências que podem ter sérias consequências para a saúde", diz a professora.

Em alcoólatras, a vitamina D também é bastante prejudicada. Outras deficiências comuns em etilistas é a de vitamina A e K, devendo ser feita uma suplementação de vitamina A, pois sua deficiência no fígado pode causar dano hepática, afirma o gastroenterologista Ricardo Mincis em seu livro Gastroenterologia e Hepatologia: Diagnóstico e Tratamento.


Fígado prejudicado

O fígado, por ser um órgão fundamental para o metabolismo de substâncias e nutrientes, tem suas funções comprometidas a partir do momento em que álcool entra no corpo, especialmente na absorção e metabolização de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis e proteínas.

Ainda, estudos revelam que pacientes que fazem uso excessivo de álcool possuem alterações hepáticas significativas, tais como a esteatose hepática, resultando em lesões nos hepatócitos (células do fígado) e acúmulo de gordura, o que pode reduzir a absorção de vitaminas.

De acordo com Aline, há evidências de que o álcool também pode afetar a absorção da vitamina C, zinco e magnésio. "Todavia, a extensão e a gravidade desses efeitos devem estar correlacionadas com o grau de etilismo do indivíduo, bem como a possibilidade de haver outras patologias envolvidas", diz a profissional.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!