Dezoito dentes foram removidos de uma criança de três anos por causa de cáries, deixando apenas dois dentes de leite. Em entrevista ao Panorama da BBC, a professora Helen Rodd contou ao repórter Rahil Sheikh, que visitou Sheffield para falar sobre a Crise de Saúde do Reino Unido, que há um sério problema na área de saúde bucal do país desde a pandemia.
Sheffield enfrenta uma enorme fila de espera, com pessoas aguardando dois anos para serem atendidas por um dentista.
A professora destacou que milhares de crianças estão tendo seus dentes extraídos por conta de cáries, citando o exemplo do menor de três anos que teve 18 dentes removidos.
"Esse é um exemplo extremo, mas não é um caso excepcional. Vemos isso de tempos em tempos. Eu acho realmente perturbador que haja crianças que têm dentes tão terríveis. Isso vai impactá-las agora, enquanto estão sentindo dor, noites sem dormir, não conseguindo comer, não conseguindo socializar, faltando à escola, mas também vai impactar durante toda a vida. Esse fardo da doença te acompanha. Crianças que têm cárie em idade mais jovem são duas a três vezes mais propensas a ter cárie nos dentes permanentes", explicou.
Políticas públicas
No início deste ano, o OHID comunicou que mais de 47,5 mil pessoas de 0 a 19 anos tiveram um dente extraído no hospital entre 2022 e 2023. Isso equivale a cerca de 119 extrações por dia, sendo que cerca de 66% foram devido a cárie dentária.
O primeiro-ministro Keir Starmer, do Partido Trabalhista, declarou que um dos seus objetivos é "reconstruir a odontologia a longo prazo" e criar uma política pública que incentive crianças de três a cinco anos a escovarem os dentes regularmente.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.