A OMS - Organização Mundial da Saúde - publicou na última semana um relatório sobre vírus com potencial para causar a próxima pandemia. A lista de “patógenos prioritários” tem mais de 30 nomes - inclusive dengue. As listas anteriores tinham cerca de uma dúzia.
Foram mais de 200 cientistas estudando 1.652 patógenos entre vírus (maioria) e bactérias. Alguns dos critérios utilizados para definir o “ potencial pandêmico ” foram: patógenos altamente transmissíveis, virulentos, e com acesso limitado a vacinas e tratamentos eficazes.
O principal objetivo da lista é ajudar organizações a se preparar para próximas pandemias. Assim, países e empresas conseguem ter uma decisão mais assertiva em relação a focar esforços, tratamentos, vacinas, e mais. (Veja lista completa abaixo)
Neelika Malavige , imunologista da University of Sri Jayewardenepur, foi uma das pessoas que ajudou a montar a lista. Estudou a família Flaviviridae, da qual a dengue e febre-amarela fazem parte. Ela disse à Nature:
“É importante revisitar essa lista para levar em conta mudanças globais, como clima, desmatamento, urbanização, viagens internacionais e mais fatores.”
Coronavírus
Os coronavírus aparecem entre algumas das 30 prioridades. Eles fazem parte de um grupo chamado Sarbecovirus; também existe o grupo Merbecovírus.
Os diferentes vírus causam diferentes doenças que têm sintomas e desenvolvimento potencialmente semelhante. Algumas das doenças que que conhecemos é SARS-CoV-2, do COVID-19, a SARS, com preocupante surto na Asia, e MERS, no Oriente Médio.
Antigamente, os vírus apareceram nas listas. Porém, essa é a primeira vez que todo o subgênero é listado.
Poxvírus
Outros vírus chamados “pox” também são uma preocupação de pandemia. A doença mais conhecida dela é a varíola. Mas a prioridade agora é a chamada varíola-do-macaco, que tem surto recente na África.
Uma das maiores dificuldades das varíolas é que ela era considerada erradicada desde os anos 1980; muitos países deixaram de vacinar, pois não existia mais risco de doença.
Por isso, as pessoas não têm imunidade a ela e o vírus pode se espalhar rapidamente. Existem, inclusive, ameaças de terrorismo com o vírus.
Gripe entra na lista
Existem seis vírus de Influenza A na lista. O mais preocupante agora é o H5N1, da febre aviária. Os Estados Unidos têm um surto em estágio inicial se desenvolvendo.
Bactérias mortais
Pela primeira vez, a OMS incluiu bactérias na lista de potenciais pandêmicos. Elas são bactérias da cólera, peste negra, disenterias, diarreia e pneumonia.
Veja a lista completa:
- Febre de Lassa
- Febre Hemorrágica Argentina
- Cólera
- Praga
- Shigelose
- Salmonela
- Pneumonias
- MERS; Vírus Respiratório do Oriente Médio
- SARS; Síndrome Respiratória Aguda Grave
- Ebola
- Doença de Marburg
- Zika
- Dengue
- Febre amarela
- Encefalite do carrapato
- Vírus do Nilo Ocidental
- Hantavirus
- febre hemorrágica Crimean-Congo
- Gripe aviária (H1 ao H10)
- Gripe suína (H1 to H3)
- Vírus Nipah
- Febre SFTS
- Febre do Vale do Rift
- Varíola
- Vírus varíola
- Mpox
- Chikungunya
- Encefalite Equina Venezuelana
- Patógeno X
- Adenovirus
- Adenovirus 14
- Síndrome mão, pé e boca
- Lentivírus
- Vírus da doença de Borna
- Hepatite C
- Hepatite E
- HerpesHPVParvovírus