Pele seca pode ser porta de entrada para doenças; saiba se proteger

Nesta época do ano, a pele reclama aos primeiros sinais de baixa da temperatura e da umidade. Essas mudanças afetam diretamente a saúde da pele e podem trazer para ela mais sensibilidade, uma menor hidratação e prejuízos na capacidade de renovação das células.

Dermatologista da Unimed Araxá explica como cuidar da pele nesta época do ano

Nesta época do ano, a pele reclama aos primeiros sinais de baixa da temperatura e da umidade. As mudanças afetam a saúde do tecido e podem trazer mais sensibilidade, menor hidratação e prejuízos na renovação das células.

Reprodução

Bianca Calill, dermatologista da Unimed:

“Com isso, podemos ver clinicamente lábios muitos secos, pés com rachaduras, pele do rosto e do corpo bem seca, com descamação e, em muitos casos, queixas de coceira e até vermelhidão”.

Pexels

A médica explica:

Os sintomas ocorrem porque além da transpiração corporal diminuir, a junção de banhos muito quentes e demorados acaba retirando a oleosidade da pele de uma forma muito mais intensa.

Shutterstock

Outros possíveis desconforos

“A mucosa ocular e o couro cabeludo também sofrem com a mudança do clima, principalmente em quem já tem predisposição para isso”, diz a médica

Reprodução

Para amenizar esses problemas, aponta-se para uma rotina de cuidados com a pele:

Mais ingestão de água; Uso de hidratantes corporais; Evitar banhos demorados e quentes; Uso de umidificador; Não esquecer o uso do filtro solar; E evitar coçar a pele.

Unimed Araxá / Reprodução

Veja mais Top Stories