Para além da beleza, Botox pode ajudar a fortalecer músculos da garganta e potencializar funções corporais
FreePik
Para além da beleza, Botox pode ajudar a fortalecer músculos da garganta e potencializar funções corporais

Um médico em Illinois, Estados Unidos , descobriu em 2019 que injetar Botox em um músculo da garganta pode ensinar uma pessoa a arrotar. Desde então, mais de mil pessoas passaram pelo procedimento.

Na cirurgia, um médico injeta de 50 a 100 unidades de Botox no músculo cricofaríngeo superior, localizado entre a faringe e o esôfago. Esse músculo normalmente é responsável por “fechar” as vias da garganta e impedir refluxo de ir parar no pulmão.

Mas, quando o músculo deixa de funcionar bem, diversos problemas podem acontecer, como refluxo, alimentos no pulmão, dificuldade de engolir e, entre eles, a impossibilidade de arrotar .

Desde 2019, quando o médico publicou um artigo em revista científica sobre o caso, a condição ganhou nome: disfunção de cricofaríngeo retrógrado, ou “abelchia” (algo como “sem arroto”, em inglês).


A falta de arroto impossibilita o ar acumulado no sistema digestivo de sair, e pode causar inchaço, grandes dores no peito, acúmulo de gases, flatulência e barulhos desagradáveis a partir da traqueia.

Arroto viral

A condição da falta de arroto começou a ficar conhecida na rede social Reddit. Uma pessoa postou sobre a questão e a cirurgia de Botox — e, em breve, a comunidade cresceu para 31 mil pessoas.

Isso levou a diversas pessoas compartilharem no site vídeos de si mesmas arrotando. Uma mulher gravou, inclusive, o primeiro e segundo arrotos da vida.
“Consegui!”, diz ela no vídeo. “É chocante como eu estou introduzindo uma função totalmente nova ao meu corpo com 26 anos,” disse, depois, ao KFF Health News.

Primeira cirurgia de arroto

A cirurgia de Botox é relativamente nova para ajudar a arrotar, mas existia antes e era usada para ajudar pessoas que não conseguiam engolir bem depois de um AVC ou derrame.

O primeiro a usar para este motivo é Daryl Moody, 34 anos, em 2015. Ele viu um vídeo do otorrinolaringologista Robert Bastian explicando como injeção de Botox ajudava em alguns problemas musculares na garganta.

Moody pediu para tentarem o procedimento para ajudá-lo a arrotar. O médico topou, embora tenha deixado claro que não sabia se funcionaria. Funcionou.
Este mesmo médico, depois, deu nome à doença e se tornou veterano na prática de incisão de Botox.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!