
Um homem de 30 anos desenvolveu um tumor benigno na cabeça após praticar muitos 'headspins', um movimento clássico do breakdance . O caso foi registrado no periódico de medicina British Medical Journal nesta quinta-feira (10).
O paciente, que não foi identificado, já realizou cirurgia para a retirada do tumor, que chegou a quase três centímetros nos 19 anos de carreira no estilo de dança.
Segundo o BMJ, o dançarino participava de sessões de treinamento de uma hora e meia, cinco vezes por semana. Nos treinos, ele passava até sete minutos aplicando pressão na cabeça enquanto praticava o giro da cabeça.
A condição já é amplamente conhecida entre os dançarinos de break, mas pouco estudada pela comunidade médica. Até o momento, a principal hipótese é de que essa protuberância se desenvolva a partir do atrito repetitivo entre o couro cabeludo e o chão.
“Essa tensão repetitiva sobre o crânio, o couro cabeludo e a pele desencadeia provavelmente uma inflamação e, com o tempo, uma pequena hemorragia pode levar a um espessamento da pele e a tecido cicatricial, formando a protuberância caraterística”, explica o Dr. Christian Baastrup Søndergaard, um coautor do relatório do caso.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .