A utilização do implante hormonal requer uma avaliação clínica e laboratorial
Foto: Reprodução
A utilização do implante hormonal requer uma avaliação clínica e laboratorial



O "chip da beleza" e o implante hormonal são procedimentos médicos distintos: o primeiro é um implante de silicone ou salino usado para aumentar ou reconstruir os seios com fins estéticos, enquanto o segundo é um dispositivo subcutâneo que libera hormônios de forma gradual para tratar condições hormonais, como contracepção ou terapia de reposição hormonal.

Esse tratamento envolve a implantação de tubos de silicone semipermeáveis, que contêm substâncias hormonais, visando regular condições hormonais, melhorar a disposição, aumentar a libido, aliviar cólicas menstruais e bloquear a ovulação e a menstruação.

No entanto, o uso desse implante deve ser cuidadosamente avaliado por um médico, já que seu uso inadequado pode gerar efeitos indesejados.

“Nós estamos aqui por causa delas e nada mais justo do que dedicar meu trabalho ao bem-estar e à saúde das mulheres”, afirma o Dr. Elsimar Coutinho.

A utilização do implante hormonal requer uma avaliação clínica e laboratorial minuciosa, uma vez que nem todas as mulheres podem ou devem fazer uso desse método.

É importante que a paciente seja acompanhada de perto por seu médico durante todo o período do tratamento para garantir segurança e eficácia.

“Saber a procedência do implante, o que contém em cada um deles e ser acompanhada constantemente pelo médico que prescreveu o método é fundamental para o sucesso e segurança do tratamento”, ressalta o Dr. Luiz Calmon.

Apesar de ser comum a confusão entre o chamado "chip da beleza" e o implante hormonal, eles são procedimentos médicos distintos com objetivos diferentes.

O "chip da beleza" se refere a um implante de silicone ou salino utilizado para aumentar ou reconstruir a forma dos seios, sendo uma prótese colocada sob a pele para fins estéticos.

Já o implante hormonal, por sua vez, tem como finalidade a regulação hormonal, sendo utilizado como método contraceptivo, terapia hormonal substitutiva ou tratamento de doenças hormonais.


Diferenças

As principais diferenças entre esses dois procedimentos incluem o objetivo do tratamento, o tipo de implante e sua localização no corpo.

Enquanto o chip da beleza é voltado para a aparência estética, o implante hormonal é focado na regulação de hormônios no corpo.

Além disso, o chip da beleza é inserido nos seios, enquanto o implante hormonal é geralmente colocado no braço ou na barriga.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!