Especialista aconselha tomar banho  uma vez por dia para remover o odor e o suor
Svitlana Hulko/ Freepik
Especialista aconselha tomar banho uma vez por dia para remover o odor e o suor

O ato de tomar banho é algo bem necessário para a nossa higiene pessoal , além de ser algo que nos ajuda socialmente , já que as pessoas tendem a querer ficar mais perto de pessoas com cheiro agradável, do que aquelas que exalam odores nada agradáveis.

O banho diário faz parte da rotina dos brasileiros e faz parte até das brincadeiras, como “sábado é dia de tomar banho”. A frequência no chuveiro pode aumentar no verão, de dois ou até três banhos por dia. 

Segundo o Painel de Uso de Cuidados Pessoais de Kantar , em 2022, em média, 68% dos brasileiros tomam dois banhos por dia. 

Mas será que tomar banho demais faz mal à saúde?


Entre os especialistas não há um consenso sobre a frequência de tomar banho. A prática está relacionada a culturas de várias partes do planeta, da atividade física e do tipo de pele de cada pessoa. 

“Não existe necessariamente uma frequência correta. Nós, que vivemos em países quentes, tomamos banho todos os dias. Já em países frios, as pessoas tomam banhos mais esporadicamente”, explica a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista ao portal da Cultura.

A especialista ainda aconselha banho uma vez por dia para remover o odor e o suor. Entretanto, o casal de atores Ashton Kutcher e Mila Kunis que eles e seus filhos não tomam banho com frequência e ensina o hábito aos filhos. 

O casal revelaram, em um podcast, que só lavam partes essenciais todo dia, como as axilas e o rosto, mas não banham o corpo inteiro diariamente. Mila Kunis é ucraniana e disse que adquiriu o hábito, porque quando era criança, não tinha acesso à água quente.


O neurocirurgião Fernando Gomes, comentou em entrevista a CNN, que o ato de tomar banho pode ser adaptável ao tipo de pessoa. Por outro lado, o médico comentou a situação de quem se banha mais vezes por dia.

“Mas existe o outro extremo: a pessoa que se banha demais acaba tirando o que chamamos de flora transitória, que são bactérias que ficam em volta do corpo, e, assim, podem colocar em risco a saúde da pele”, explicou o especialista à CNN.

O médico comenta que pessoas que vivem em regiões quentes ou praticam exercícios regularmente devem priorizar banhos diários para manter o bem-estar.  

Alguns especialistas recomendam para as pessoas que gostam de tomar banho várias vezes por dia, escolher um momento para fazer uma limpeza com sabonete e shampoo e, em outros momentos, aproveitar o banho só para se refrescar do calor, por exemplo.

Benefícios do banho


Remoção de células mortas : ajuda a renovar a pele, removendo as células mortas acumuladas;

Eliminação de sujeiras : limpa a pele, retirando poluição, poeira e outros resíduos do ambiente;

Redução do excesso de suor e secreções : diminui a oleosidade e evita o acúmulo de suor, mantendo a pele fresca e limpa;

Equilíbrio da flora da pele : ajuda a manter o microbioma da pele balanceado, fortalecendo as defesas naturais contra agentes externos.

Prevenção de infecções : remove possíveis patógenos e reduz o risco de infecções bacterianas e fúngicas.

Controle do mau odor : elimina resíduos acumulados que podem gerar odores indesejados.

Sensação de relaxamento : proporciona bem-estar e alívio do estresse, especialmente em banhos mornos ou quentes.

Erros que precisam ser evitados ao tomar banho


Segundo uma matéria publicada no Uol com especialistas em dermatologia, alguns hábitos podem ser evitados na hora de tomar banho.

Tomar banho em excesso: o ato pode remover a camada protetora da pele, causando desidratação e deixando-a vulnerável.

Usar água muito quente: a água muito quente provoca ressecamento da pele, remove a oleosidade natural e pode agravar doenças dermatológicas.

Usar sabonete inadequado: sabonetes perfumados ou antibacterianos contínuos podem irritar a pele ou desequilibrar a flora natural.

Aplicar sabonete no corpo todo mais de uma vez por dia: excesso de sabão em áreas como pernas e braços pode ressecar a pele. Caso queira tomar vários banhos por dia, pode optar por banhar-se apenas com água, não utilizando outro produto para se lavar.

Usar sabonetes perfumados na região íntima: os sabonetes podem alterar a flora vaginal e levar a infecções; prefira sabonetes específicos e sem perfume.

Não trocar a toalha com frequência: pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias; troque-a regularmente e seque-a bem.

Usar esponja de banho de forma habitual: utilizar a esponja em excesso também pode danificar a barreira cutânea; se usada, deve estar em boas condições e seca ao sol.

Lavar o cabelo diariamente sem necessidade: a frequência deve ser ajustada ao nível de oleosidade do couro cabeludo.


** Formado em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba e Técnico de Locução de Rádio pelo Senac. Gosta de contar boas histórias e de conhecer novas pessoas. Amante de esportes, também gosta de pets, animes e de uma boa conversa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!