![Padre Fábio de Melo lamenta retorno da depressão Padre Fábio de Melo lamenta retorno da depressão](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3f/z3/81/3fz381a2gxf1fvikgvmos3n7w.jpg)
A depressão, que segundo a OMS atinge cerca de 11,7 milhões de brasileiros, pode retornar em pessoas que já se acreditavam curadas. Recentemente, o padre Fábio de Melo, que já vendeu mais de 3 milhões de discos e 3,5 milhões de livros, lamentou em um culto a volta da depressão.
"Eu quero abrir o meu coração. Ao longo dessas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. E eu só tenho um pensamento, que é a vontade de deixar de viver", desabafou o padre.
Causas da recaída
Para especialistas, o retorno de um estado depressivo pode depender do motivo que desencadeou a depressão anterior. A psicanalista Andréa Ladislau, doutora em psicanálise contemporânea, explicou ao iG que, por algum motivo, a pessoa passa e reviver aquele momento de tristeza.
"Podem ser traumas antigos ou gatilhos que fazem com que a pessoa volte a um processo de sofrimento. Os motivos são subjetivos. Pode acontecer por perda de emprego, morte de entes queridos ou sentimento de incapacidade. Todos esses fatores levam o indivíduo a reviver questões que já desencadearam a depressão em um momento passado", esclareceu a psicanalista.
Novo tratamento
A especialista também alertou que o retorno da depressão precisa ser controlado com terapia e acompanhamento profissional, pois há o risco de pessoas nesse estado mental tentarem tirar a própria vida.
"O que percebemos é que algumas pessoas são mais propensas a ter depressão do que outras. Vai depender do estilo de vida, da rede de apoio que a pessoa possui e dos propósitos e objetivos de vida, chamados na psicanálise de "pulso de vida".
O retorno da depressão recorrente é diagnosticado quando o paciente tem dois ou mais episódios depressivos ao longo da vida, separados por um período.