Uma nova cepa da Mpox, chamada clado lb, foi registrada neste ano em São Paulo
Reprodução
Uma nova cepa da Mpox, chamada clado lb, foi registrada neste ano em São Paulo


O Governo do Estado de São Paulo  criou medidas para o enfrentamento do vírus  da Mpox, que teve 1.126 casos registrados em 2024 em todo o território. Nesta terça-feira (11), o Executivo se reuniu com equipes de vigilância em saúde municipais, com o Hospital Emílio Ribas e com o  Ministério da Saúde para discutir ações. 

Na reunião, as equipes da Secretaria de Saúde do Estado (SES-SP) destacaram o monitoramento e a assistência ao primeiro caso confirmado da nova cepa clado IB da  Mpox  em território paulista, informou o governo.

“A vigilância e a rede de assistência do Estado de São Paulo estão preparadas para o atendimento e monitoramento desses casos, além de reforçar a importância de procurar um serviço de atendimento diante dos primeiros sinais e sintomas da doença”, reforçou a coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da SES, Regiane de Paula.

Transmissão do vírus

Veja os sintomas e as formas de prevenção contra a Mpox
Reprodução
Veja os sintomas e as formas de prevenção contra a Mpox


A transmissão de Mpox entre seres humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal próximo com lesões na pele, fluidos corporais, sangue ou mucosas de pessoas infectadas, afirmam as unidades de saúde. 

O compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos ou materiais de lesões infectantes também pode transmitir a doença. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para avaliação. 

Desde o primeiro caso de Mpox em 2022, a SES monitora o cenário epidemiológico da doença em todo o estado. A secretaria afirma que as unidades de saúde estaduais seguem protocolos para garantir uma resposta rápida e eficaz à doença. O Hospital Emílio Ribas, na capital, se destaca como referência no atendimento de casos da doença.

Em 2024, foram registrados 1.126 casos de Mpox no estado de São Paulo, sem nenhum óbito associado à doença. Neste ano, até terça-feira (11), 121 casos foram confirmados, segundo dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde da SES-SP.

O que é Mpox?

A Mpox, antes chamada de varíola dos macacos, é uma doença viral rara causada por um vírus da família Poxviridae e do gênero Orthopoxvirus — relacionado ao vírus da varíola. Ela pode ser transmitida de animais para humanos, mas também pode ser transmitida de pessoa para pessoa, principalmente através do contato com lesões na pele ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada.


Os principais sintomas da Mpox incluem lesões na pele, febre, fraqueza, linfonodos inchados, dores musculares, nas costas, cabeça, garganta, além de congestão nasal e tosse. Caso o diagnóstico seja confirmado, é importante adotar medidas preventivas para evitar a transmissão e iniciar o tratamento adequado.

Prevenção

Para prevenir a doença, é recomendado lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel com frequência. Evite compartilhar itens pessoais, como roupas de cama, toalhas, talheres e copos, e evite também o contato íntimo ou sexual com pessoas que apresentem lesões na pele.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!