
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a análise de 41 suplementos alimentares de creatina disponíveis no mercado brasileiro. Do total, 40 produtos tiveram a qualidade aprovada e foram divulgados em uma lista (veja abaixo). As creatinas envolvem um total de 29 empresas fabricantes.
Segundo a agência, a avaliação foi realizada a fim de verificar a regularidade desses produtos em três aspectos específicos: teor de creatina; adequação de rotulagem; e presença de matérias estranhas.
Testagem

Foi realizado um levantamento das creatinas mais vendidas no mercado brasileiro, em embalagens de 300 gramas — a mais comum no mercado. A coleta de amostras foi feita no segundo semestre de 2024, nas empresas fabricantes de suplementos. Participaram dos testes produtos dos mercados varejistas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, seguindo a concentração de mercado nesses estados.
As amostras foram coletadas três vezes (em triplicada) pelas vigilâncias sanitárias locais, para garantir a reprodutibilidade dos resultados, conforme o rito de análise fiscal seguido por lei. As análises foram realizadas pelo laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Qualidade da creatina
A Anvisa explica que o resultado da análise apontou para uma regularidade em relação ao teor de creatina esperado nos produtos, sem variações que pudessem caracterizar infração sanitária. Dos 41 produtos, apenas uma marca possuía teor de creatina abaixo do previsto no regulamento de suplementos.
Nas regras da agência reguladora, o teor de creatina não pode ter variação maior que 20% em relação ao declarado na rotulagem nutricional, além de atender o valor de referência para este nutriente, que é de 3.000 mg.
Os resultados atuais são diferentes dos que o setor havia encontrado antes. Essa mudança pode significar que algumas empresas melhoraram seus processos de produção depois dos primeiros testes, entre 2022 e 2024. A análise de laboratório também buscou a presença de matérias estranhas nos produtos analisados, com resultados satisfatórios em todas as marcas.
Erros em rotulagem
Dos 41 produtos, 40 traziam rótulos com algum erro de informação ou alguma incorreção. Segundo a regulamentação de suplementos, esses produtos devem atender a requisitos específicos nos rótulos, para a correta orientação do consumidor.
Entre os problemas mais comuns de rotulagem, foram identificados os seguintes:
- Informações falsas ou não permitidas - Rótulos alegavam benefícios não autorizados para creatina (inclusive em outros idiomas);
- Mensagens enganosas - Uso de palavras ou imagens que confundem o consumidor sobre o produto;
- Erros na tabela nutricional - Tabela fora do padrão ou separada da lista de ingredientes e falta de dados como açúcares totais e adicionados, número de porções por embalagem e frequência de consumo recomendada.
De acordo com a avaliação da Anvisa, os resultados encontrados não representam risco de dano à saúde dos consumidores que exijam ações adicionais de fiscalização.
Marcas analisadas e aprovadas
A Anvisa aponta que o produto “CREATINE MONOHYDRATE - 100% PURE”, da marca ATLHETICA NUTRITION, foi o único que teve resultado satisfatório em todos os ensaios analíticos conduzidos. Todos os demais possuíam incorreções de rotulagem. Confira a lista das marcas aprovadas pela agência.
Marca - Produto:
- DARKLAB – PURE CREATINE
- IRIDIUM LABS – CREATINA FUEL
- MAX TITANIUM – CREATINE
- PROBIÓTICA – CREATINA MONOHIDRATADA
- PROBIÓTICA – CREATINA CAPS MONOHIDRATADA
- CANIBAL – CREATINY MONOHYDRATE
- MAX TITANIUM – CREATINE MONOHIDRATADA (caps)
- Body Nutry Suplementos – CREATINE 100% PURA - MICRONIZADA - MONOHIDRATADA
- PRO HEALTHY – CREATINE MICRONIZED - 100% PURE ULTRA-CONCENTRATED POWDER
- ATLHETICA - NUTRITION – CREATINE MONOHYDRATE - 100% PURE
- IRIDIUM LABS – ATLAS CREATINA
- SYNTHE SIZE – CREATINE POWDER MONOHYDRATE
- Body Shape Nutrition – CREATINE ENERGY MONOHIDRATADA E MICRONIZADA
- BLACK SKULL – CREATINE HARDCORE PURE MONOHYDRATE
- CREAPURE – CREAFORT 100% PURA
- MF Musclefull – MUSCLE FULL 100% PURA
- BULK – CREATINA MONOHIDRATADA 100% PURA
- FTW – Creatina Ultra
- BODYACTION – Creatine Dual Power
- BODYACTION – Creatine Double Force
- DARKNESS – Creatine Muscle Energy
- INTEGRALMEDICA – Creatina Hardcore
- INTEGRALMEDICA – Creatina Hardcore (caps)
- Nutrify – Creatine Monohidratada
- Eat Clean Pro – Creatina Monohidratada Vegano
- UNIVERSAL – Creatine Monohydrate
- SOLDIERS NUTRITION – Creatine Monohydrate
- ESSENTIAL NUTRITION – CREALIFT
- MUSCLETECH – CREATINE
- Natusvita – CREATINE MICRONIZADA
- CREAPURE – CREATINA MONOHIDRATADA
- Nutrata – CREATIN UP MONOHIDRATADA
- ELEMENTOPURO – SUPLEMENTO ALIMENTAR DE CREATINA EM PÓ - CREADOP
- True Source – CREATINE 100% PURE
- Shark Pro – Creatina Monohidratada 3g
- OPTIMUM NUTRITION – CREATINE POWDER
- New Millen – Creatina Monohidratada
- Vitamax – Creatina Booster
- 3VS – CREATINE POWER PÓ
- 3VS – PURE CREATINE