
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, importação e uso de sorvetes da marca Aice nesta quinta-feira (10).
O órgão informou que identificou a "ausência da declaração do corante tartrazina por extenso na rotulagem" de uma linha de gelados comestíveis ( sorvetes e picolés). A falha considerada grave foi identificada nos sabores Milk Melon, Juju Apple, Frutyroll e Nanas.
A Anvisa também destacou que o produto Berry Chocomax não informava a presença de amendoim, ingrediente com alto potencial alergênico.
Recolhimento dos produtos
A agência fiscalizadora determinou o recolhimento de todos os lotes em circulação da Aice no mercado nacional, da empresa New Arrival. Ela será responsável por tirar os produtos de circulação.
A publicação, feita no Diário Oficial da União, ressalta que a decisão visa proteger a saúde dos consumidores, especialmente os que têm restrições alimentares severas.
O que diz a empresa
Em nota ao iG, a AICE afirmou que os produtos não contêm erros na fórmula e que a embalagem já está em processo de correção. Veja na íntegra:
Todos os produtos citados mantêm a fórmula original, não oferecem risco a saúde e possuem licenças sanitárias vigentes, emitidas por autoridades competentes. A ação descrita pela Anvisa configura-se como uma medida preventiva de rotulagem, sem qualquer relação com a composição, qualidade ou segurança dos produtos.
AICE informa que os ajustes solicitados se referem exclusivamente à forma de apresentação de determinados ingredientes no rótulo, como a substituição de códigos técnicos por nomes escritos por extenso, conforme previsto em norma específica.
A atualização dos rótulos já está em andamento, de forma imediata e coordenada, seguindo o padrão internacional de conformidade da marca, presente em 26 países e mais de 700 mil.