Totem automatiza triagem no SUS e agiliza atendimento

Equipamento mede sinais vitais e integra dados diretamente ao prontuário eletrônico

Totem automatiza a medição de sinais vitais e a coleta de dados clínicos, acelerando o atendimento em hospitais e unidades de saúde
Foto: Foto: Divulgação/ FITec
Totem automatiza a medição de sinais vitais e a coleta de dados clínicos, acelerando o atendimento em hospitais e unidades de saúde

Pesquisadores da Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec) lançaram uma solução que promete revolucionar o acolhimento de pacientes na rede pública de saúde (SUS) . O Totem de Triagem Vital.Doc automatiza a medição de sinais vitais e a coleta de dados clínicos, acelerando o atendimento em hospitais e unidades de saúde. A tecnologia foi apresentada durante a Semana de Inovação de Campinas, onde visitantes puderam testar o equipamento e conhecer seus benefícios.

Desenvolvida em parceria com a Vital.Doc e apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a triagem automatizada capta peso, altura, pressão arterial, temperatura corporal, oxigenação, eletrocardiograma, frequência respiratória e calcula o Índice de Massa Corpórea (IMC).

Além disso, o paciente responde a um questionário clínico customizável que alimenta protocolos médicos para classificação de risco. Esses dados são integrados automaticamente ao prontuário eletrônico, eliminando a necessidade de registros manuais e reduzindo erros.

Tecnologia que alia rapidez e segurança no atendimento

“Esse equipamento foi projetado para agilizar o atendimento e trazer mais segurança na triagem de pacientes”, explica José Luis de Souza, CEO da FITec.

Ele destaca que a inovação melhora a eficiência da equipe de saúde e contribui para a redução das filas, especialmente em ambientes com alta demanda. “A integração dos dados garante rastreabilidade e precisão desde o primeiro contato do paciente com o serviço médico.”


A solução já está em funcionamento em algumas instituições e passa por validação em outras unidades. O objetivo é modernizar a triagem com tecnologia de ponta, mantendo o foco na humanização do atendimento público.

Criada há 25 anos, a FITec atua em cinco unidades pelo Brasil, com destaque para as unidades de Campinas e Belo Horizonte, credenciadas pela Embrapii para fomentar a inovação industrial no país.

Com essa inovação, o SUS avança na digitalização e automação dos processos, trazendo mais agilidade e segurança para os pacientes e profissionais da saúde.