A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) suspendeu as vendas de quatro produtos cosméticos que sugerem conter, em suas composições, alguma substância derivada da planta cannabis sativa (maconha), proibida no Brasil.
A ação da Anvisa foi publicada na manhã desta terça-feira (22) no Diário Oficial da União, e determina o recolhimento de todos os cosméticos dos quatro produtos listados.
Indicação de cannabis
Os produtos afetados possuem a expressão "hemp" em suas rotulagens, o que foi entendido pelo órgão regulador como indicação da planta. São eles: California drop serum facial hemp vegan, Psiloglow lip balm Hemp Vegan, Magic LSD mascara capilar Hemp Vegan e Alucina Creme Hidratante Facial Hemp Vegan, todos produzidos pela empresa "BE FACTORY LABORATORIES, INDUSTRIA, COMERCIO, IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA".
A proibição dos cosméticos inclui comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso. O Portal iG entrou em contato com a empresa responsável pela fabricação das marcas. A Be Factory informou que não representa a marca Hemp Vegan, apenas fabrica os produtos. Confira a nota:
"Gostaríamos de esclarecer que somos apenas fabricantes dos produtos e não representamos a marca Hemp Vegan. Informamos também que nenhum dos produtos contém ativos de Cannabis ou seus derivados em sua composição. Para mais informações específicas, orientamos que entre em contato diretamente com a Hemp Vegan" .