Tamanho do texto

Especialistas indicam combinações práticas de alimentos para lidar com problemas do dia a dia de muitas mulheres

TPM, ansiedade, inchaço ou intestino preso são alguns dos problemas comuns a diversas mulheres. A solução para eles pode estar logo ali, na cozinha. Nos dias de TPM, uma versão light da musse de chocolate sacia a vontade do doce sem pesar na balança. Ou um muffin de frango pode ajudar a acabar com o mau humor. 

De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), cerca de 18 milhões de mulheres sofrem quatro vezes mais com problemas intestinais do que os homens. E qualquer mudança nas emoções pode fazer tudo parar. Alimentação balanceada e rica em fibras, exercícios físicos e emoções sob controle formam o tripé da saúde digestiva.

"A velha máxima de sair do sedentarismo e beber muita água funcionam muito bem. Meia hora de atividade física diariamente são suficientes para que o intestino comece a funcionar melhor”, orienta Juliana Dantas, nutricionista do HCor.

Para completar, o nutrólogo Roberto Navarro e a chef funcional Malu Lobo elaboraram receitas pensando na saúde e no bem-estar das mulheres. Clique nas fotos dos pratos para aprender o passo a passo e aproveite o que a cozinha tem de melhor a te oferecer:

Muffin de frango e legumes - ação reguladora do humor

Cliue na foto e veja a receita de muffin de frango
Malu Lobo

O triptofano - presente no arroz integral, na farinha de aveia, na clara de ovo e no frango - estimula a produção da serotonina, um neurotransmissor cerebral que ajuda a regular o humor e diminui a compulsão pelo doce, além de diminuir a ansiedade. 

Estrogonofre light - intestino preso

Clique na foto e veja a receita do estrogonofre
Malo Lobo


A biomassa de banana verde é rica em fibras que ajudam no funcionamento intestinal.Já o cálcio, presente no iogurte, pode diminuir cólicas, por ter efeito relaxante da musculatura lisa do útero. 

Salada termogênica - intestino preso

Clique na foto e aprenda a fazer salada termogênica
Malu Lobo


Salada leva folhas como rúcula, agrião e alface, ricas fonte de fibras que ajudam no funcionameno intestinal. Já a physalis é uma fruta da família das “berries”, uma boa fonte de ferro, o que ajuda a repor a perda de ferro pela menstrução. As amêndoas são fontes de triptofano, que ajuda na produção da serotonina e regula o humor e diminui a compulsão pelo doce. Para completar, a pimenta biquinho tem discreto efeito termogênico que ajuda a controlar o peso na balança.

Ricota de amêndoa - contra ansiedade e TPM

Clique na foto e aprenda a fazer ricota de amêndoa
Chef funcional Malu Lobo


As amêndoas ou castanhas são fonte de triptofano, com os benefícios já citados acima.

Bolo light de salmão - diminui a cólica

Clique na foto e veja a receita de bolo de salmão
Malu Lobo


O salmão, além de ser fonte de triptofano, também possui ômega 3, que tem efeito antiinflamatório e pode diminuir as cólicas abdominais. O peixe também é fonte de cálcio, que como falamos no iogurte, pode atuar como relaxante da musculatura uterina, diminuindo as cólicas. 

Muffin de legumes - combate os sintomas da TPM

Clique na foto e aprenda a fazer muffin de legumes
Malu Lobo


O tofu presente nesta receita é derivado da soja e as flavonas presentes na soja podem diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, como inchaço, dor nas mamas e irritabilidade.

Musse de chocolate amargo

Clique na foto e aprenda a fazer musse de chocolate
Malu Nilo


No cacau, que é matéria prima para a produção do chocolate, existe uma substância chamada triptamina, que tem efeito estimulante do neurotransmissor cerebral serotonina, melhorando o humor, diminuindo a irritabilidade pré-menstrual e acalmando a compulsão pelo doce típico da queda da serotonina no cérebro nos dias que antecedem à menstruação. A biomassa nesta receita também evita a constipação intestinal, por ser excelente fonte de fibra.

Suco de melancia - diurético e ajuda a diminuir o inchaço

Suco de melancia
Getty Images
Suco de melancia


O licopeno presente na melancia, além de antioxidante, ajuda a proteger a próstata masculina. A arginina, mas um nutriente da fruta, ajuda no controle da pressão arterial e tem efeito diurético. 

Para fazer o suco, use uma fatia grossa de melancia, um pedaço de 1 cm de gengibre, 1 punhado de hortelã e gelo. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba. 

Leia mais: 

Não é só mama: veja quatro outros cânceres mais incidentes em mulheres

É melhor dormir sem calcinha? Usar protetor íntimo diariamente faz mal?

10 alimentos essenciais para o cérebro feminino

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.