Tamanho do texto

Bebida tem poder de saciar por bastante tempo, mas tem valor calórico muito elevado e não deve virar uma "muleta"

O cardápio das famosas sempre gera muita curiosidade. O que elas comem para manter o corpo em forma? Recentemente, foi compartilhada nas redes sociais de um smoothie que faz parte da dieta de atrizes como Bruna Marquezine e Paolla Oliveira. A bebida promete acabar com a fome. 

Leia mais:  Alimentação saudável ou "pé na jaca": o que as modelos comem no café da manhã

Paolla Oliveira está na lista de famosas adeptas do smoothie
Mauricio Nahas/Divulgação
Paolla Oliveira está na lista de famosas adeptas do smoothie


A bebida leva duas colheres de sopa de amêndoas sem casca; ¾ de xícara de chá de leite de coco light; cubos de gelo; ½ abacate grande e 1 colher de sobremesa de mel, agave ou açúcar de coco, tudo batido no liquidificador. Segundo especialistas, o smoothie realmente sacia, mas pode acabar com a dieta. 

Ingredientes

"Os ingredientes têm um valor nutritivo alto e agregam gorduras. O abacate é rico em fitosterol e ômega 3, a amêndoa é rica em gordura monoinsaturada e o coco é rico em TCM (triglicérides de cadeia média), que também é uma gordura de boa qualidade. Sem dúvidas este suco irá saciar por algumas horas", avalia a nutricionista Alyne Santim. 

Essas gorduras consideradas boas demoram mais para serem digeridas e, de acordo com Jacqueline Tereza da Silva, nutricionista HCor, esse lentidão proporciona a sensação da saciedade por mais tempo.

Abacate está na lista de ingredientes do smoothie
Getty Images
Abacate está na lista de ingredientes do smoothie


Calorias e porções por dia

Entretanto, alimentos gordurosos também são bastante calóricos. Segundo Jacqueline, um copo desse smoothie tem aproximadamente 500 calorias. "A bebida vai nos deixar saciados, mas em troca, também dará uma carga muito grande de energia, ainda mais para quem está pensando em controlar o peso e, por isso, controlar as calorias", avalia a nutricionista. 

Alyne concorda com a questão das calorias e indica tomar uma porção do smoothie apenas uma vez ao dia, pela manhã ou à tarde. "O café da manhã, por exemplo, pode ser substituído por ele, pois a bebiba agregará saciedade e nutrição", fala. 

A especialista do HCor pensa diferente. Para ela, o smoothie não deve entrar no lugar de nenhuma refeição pois não terá todos os nutrientes de café, almoço ou jantar. Ele pode ser ingerido nos intervalos, especialmente se souber que ficará muito tempo sem comer.

Trocas inteligentes

Se a ideia é conseguir saciedade com um lanche rápido, Jacqueline sugere outras versões de sucos e vitaminas mais leves, para não sabotar a dieta. "Pode fazer uma vitamina simples de abacate com leite desnatado. Terá a proteína do leite e a gordura do abacate que darão saciedade. E terá a metade das calorias", diz a nutricionista. Um copo dessa vitamina tem 250 calorias. 

Invista nas frutas e complete o lanche com aveia. As fibras também ajudam a dar sensação de saciedade
Getty Images
Invista nas frutas e complete o lanche com aveia. As fibras também ajudam a dar sensação de saciedade

Ela também fala da combinação de frutas com aveia e explica que o cereal é rico em fibras que não são digeridas, mas que formam um gel no estômago e no intestino, tornando o processo de digestão mais lento e, mais uma vez, dando saciedade por mais tempo. 

"Se quiser, pode tomar o smoothie um dia. O que não pode é fazer dele uma muleta. O segredo para não comprometer a dieta é variar. Um dia tome o smoothie, no outro uma vitamina simples, depois coma uma fruta", orienta. 

Leia também: 

Aposte no vinagre para diminuir o sal e emagrecer: veja os tipos e como usar

Para combater TPM, ansiedade, inchaço e mais: 9 receitas para a saúde da mulher

Qual a melhor dieta para cada exercício?

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.