Divida o chocolate em pequenas porções, coloque-as em potinhos e congele, indica a nutricionista Tatiana Ogheri. Retire apenas o potinho que será consumido. Pelo fato de o chocolate estar gelado, a tendência é você comer menos, segundo a especialista.
Outra dica de Tatiana é consumir uma maçã (rica em fibras) antes do chocolate. Isso ajuda a diminuir a gula, pois leva à sensação de saciedade. A fruta ajuda ainda a diminuir a absorção do açúcar e da gordura presentes no doce.
Foto: shutterstock
Consumir maçã antes do chocolate ajuda a dar mais saciedade
3. 70% cacau ou mais
Prefira o chocolate meio amargo, que tem maior concentração de cacau e é rico em uma substância que ajuda a controlar o impulso por doce. As versões acima de 70% cacau são as mais indicadas.
"Os antioxidantes, presentes no chocolate amargo, auxiliam na saúde do coração, reduzindo o LDL – colesterol e controlando a pressão arterial", lista a nutricionista Patrícia Cruz.
Leia também: Genes podem ser os responsáveis por sua gulodice, diz pesquisa
Segundo o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os chocolates amargos têm teobromina, uma substância com ação semelhante à cafeína, que fornece a sensação de bem-estar, pois libera o hormônio serotonina
4. Ótima sobremesa
Deixe para comer chocolate após as refeições. "Oriento o consumo em pequenas quantidades sempre de sobremesa de almoço ou jantar”, ensina a Patrícia. As substâncias que a guloseima com alto teor de cacau possui podem auxiliar no aumento da saciedade e na queima de gorduras.
Foto: Shutterstock
Nutricionista recomenda consumir chocolate logo após as refeições
Lembrando que vale prestar atenção à quantidade diária de chocolate que irá consumir. Não é porque é a versão amarga que pode devorar uma barra inteira. "Claro que não dar para seguir um padrão rigoroso sempre. Mas, a quantia ideal de chocolate para se consumir é de 30g/semana”, afirma Patrícia.
E também é preciso cuidado para não cair se enganar, como escolher uma versão diet
pensando em engordar menos.
Leia também: 10 alimentos que reduzem a gula para ajudar na dieta
“Para que o chocolate diet
tenha uma consistência mais palatável e adequada, ao retirar o açúcar, aumenta-se um pouco a quantidade de gorduras e, com isso, pode eventualmente ter mais calorias”, ressalta Durval. Se você, chocólatra, estiver pensando em manter o peso, aumentar calorias não é o caminho.