Bem-Estar

enhanced by Google
 

Alho

Compartilhar:

Nome científico

Allium sativum

Foto: Getty Images Ampliar

Cabeças e dente de alho

Descrição

O alho é utilizado há milhares de anos, tanto como alimento, quanto para fins medicinais. Cultivado no mundo todo, tem um bulbo composto por bulbilhos ou dentes, envolvidos individualmente por uma pele branca.

Parte utilizada

Bulbilhos (dentes) secos ou frescos.

Uso medicinal

Coadjuvante no tratamento do colesterol alto, pressão alta, infecções urinárias e na prevenção da aterosclerose. Algumas farmacopéias e sistemas tradicionais de medicina defendem que o alho, por ser expectorante e antisséptico, é um ótimo auxiliar no tratamento de infecções respiratórias, gripes e resfriados. Alguns estudos mostram que indivíduos que têm uma dieta rica em alho têm um risco menor de desenvolver algumas formas de câncer.

Modos de uso

Como alimento (puro ou tempero), macerado em água, chá de infusão ou em cápsulas, comprimidos e óleos fitoterápicos.

Cuidados e contraindicações

É recomendado que o alho seja ingerido com comida para prevenir irritação gastrointestinal. Não deve ser utilizado por pessoas com gastrite ou úlcera gástrica, hipotensão, hipoglicemia, em caso de hemorragia e em tratamento com anticoagulantes. Descontinuar o uso dez dias antes de qualquer cirurgia.

Efeitos colaterais

Azia, má digestão, diarreia, dor de cabeça e pressão baixa. Algumas reações alérgicas incluindo coceira e vermelhidão na pele também podem ocorrer.

Todas as plantas
Ver de novo