Tamanho do texto

Professor ensina alguns cantos milenares que ajudam a equilibrar o estresse e a melhorar a concentração

O professor de mantra Djalma Souza ensina os benefícios da vocalização
TV iG
O professor de mantra Djalma Souza ensina os benefícios da vocalização
De calça jeans e camisa social, Djalma de Souza está pronto para desenvolver um mantra – arte milenar que promete ajudar a controlar o estresse , melhorar o desempenho profissional e ainda divertir.

“Ao contrário dos estereótipos que predominam, para vocalizar mantras não é preciso estar fantasiado, ir a um lugar silencioso, ficar de olhos fechados e permanecer sério”, ensina o professor da técnica e instrutor do método De Rose, que concilia Yoga, meditação e respiração.

Segundo Djalma, os mantras podem ser cantados em qualquer lugar (até no chuveiro), e não é preciso nenhum talento musical para isso. O efeito agregado ao organismo é preventivo e não curativo. Ou seja, não adianta repetir as palavras – que não têm um significado definido – diante de uma situação estressante.

“O ideal é que a pessoa pratique os mantras para, nos momentos de dificuldade, estar preparada para enfrentar os momentos mais conflituosos.”

Faça o teste e descubra qual é o seu nível de estresse

Vocalizar os cantos ativa áreas cerebrais que liberam substâncias benéficas ao organismo, que ajudam a controlar a tensão e melhoram o autocontrole, já sendo utilizadas, inclusive, como auxiliares no tratamento de transtornos psíquicos, conforme publicou a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas na edição de 2005.

“A maior parte dos alunos que nos procura está na faixa dos 30 anos, é do sexo masculino e quer uma forma de alcançar algo mais na carreira e na vida pessoal”, acrescenta Djalma, descrevendo assim a sua própria trajetória.

“Eu trabalhava como vendedor e procurei uma válvula de escape. Encontrei uma fórmula melhor de viver e isso virou a minha profissão.”

Leia mais sobre Saúde Alternativa

Abaixo, Djalma explica mais sobre os mantras, a relação com o estresse e ainda ensina seis cantos para serem usados no dia a dia.