A gengivite é uma inflamação na gengiva causada por bactérias. Sua causa mais comum é a má escovação, pois favorece o acúmulo de placas bacterianas e restos de alimentos no espaço que fica entre o dente e a gengiva. Com isso a sua gengiva sangra.
Após uma noite mal dormida, nós acordamos cansados e relaxamos na hora de escovar os dentes. Isso pode ser o início da gengivite. Uma vez formada a placa bacteriana, fica cada vez mais difícil de remove-la, sendo necessária a ajuda do dentista para reverter o quadro, onde sua gengiva sangra .
O sangramento acontece durante a escovação e ao usar o fio dental . Além de sangrar, a gengiva nesses casos fica inchada, dolorida , bem vermelha e causando o mal hálito também.
As placas bacterianas tem a característica de aspereza nos dentes, com o tempo elas se calcificam formando o tártaro ou cálculos dentais, causando as retrações na gengiva que começam a se afastar dos dentes e avançar para a periodontite, prejudicando mais ainda a saúde bucal e sistêmica.
Veja o que colabora para o aparecimento da gengivite:
* Genética; existem pessoas que já nasceram com predisposição genética para adquirir problemas na saúde das gengivas.
* A deficiência de vitaminas
* Má higiene bucal
* Medicamentos podem ser a causa também desse sangramento
* Diabetes
* Fumantes
* Gravidez , por ter uma alteração hormonal
* Deficiencias nutricionais
A avaliação profissional nesses casos é o ideal para um diagnóstico e tratamento adequado. Na maioria dos casos, são feitas raspagens locais, limpeza e profilaxia dental. Pode-se ainda, incluir o uso de anti-inflamatórios e antibióticos e até um controle da diabetes.
Doutor Bruno Puglisi ainda indica o uso de pastas, escovas e bochechos específicos para esses casos e diz que se tratada, a gengivite é um quadro reversível. Por isso, a importância de procurar um dentista quando a gengiva sangra é muito grande.