Diferentemente da Angina Pectoris que é uma dor ou aperto no peito, geralmente causada por uma doença coronariana.
Leia mais: Implantes dentários sem cortes: entenda a cirurgia guiada
A Angina de Ludwig é uma infecção grave no pescoço, boca e garganta pode ser muito perigosa. E pode ocorrer na maioria das vezes após infecções nas raízes dos dentes, algum trauma, fratura na mandibula, podendo chegar a bloquear as vias aéreas devido às inflamações do tecido. Trata-se de uma rara celulite facial.
Os sintomas geralmente são:
- Inchaço no pescoço
- Vermelhidão no pescoço
- Dificuldade de abrir a boca
- Dificuldade de engolir
- Edema no assoalho bucal
- Febre
- Fraqueza, cansaço
- Confusão ou alterações mentais
- A língua pode apresentar inchaço e estar deslocada para cima ou para trás por causa da disseminação da inflamação. Pode-se recomendar uma tomografia computadorizada do pescoço para determinar a extensão da inflamação.
Assim que diagnosticada a Angina de Ludwig deve ser tratada imediatamente pois a infecção pode migrar para o mediastino podendo até levar o paciente a morte.
Tratamento do problema
Primeiramente observar a respiração do paciente, em alguns casos é necessário entubar o paciente imediatamente e em situações mais graves até uma traqueostomia pode ser feita, onde é feito uma perfuração na traqueia para a passagem do ar.
E para combater a infecção, será prescrito antibióticos potentes, de preferência penicilina, além da possibilidade de drenagem cirurgica.
Bruno Puglisi diz que o dentista pode evitar tudo isso não deixando a angina de Ludwig evoluir e remover o foco ainda em consultório. Mas se o quadro já estiver evoluido o paciente deverá ser encaminha ao hospital para atendimento médico ou pelo cirurgião buco maxilo facial.