Língua
Thinkstock/Getty Images
Língua presa pode causar danos à fala, alimentação e até respiração

Algumas pessoas apresentam a condição popularmente chamada de “ língua presa”, ou anquiloglossia. Essa alteração é causada quando o freio da língua é menor que o normal, impedindo a língua de se movimentar normalmente.

Deve-se ficar atento pois algumas crianças com essa condição podem ter dificuldades na sucção do leite materno e durante a sua alimentação ao longo da vida, além de poderem apresentar problemas na pronúncia de algumas palavras, na mastigação, na deglutição e algumas vezes até mesmo na respiração.

Quanto mais precoce o diagnóstico for efetuado e a intervenção realizada, melhor para o desenvolvimento adequado dos movimentos da língua. Tornando assim o tratamento mais simples e com melhor prognóstico. Entre os tratamentos estão a frenotomia e a frenectomia .

A frenotomia é indicada para pacientes mais jovens, como bebês nos primeiros meses de vida, quando é realizado um apenas “pique” no freio lingual. Já a frenectomia, está indicada para pacientes que já apresentam o freio lingual mais inserido e espesso, existindo uma microcirurgia para a sua desinserção.

A língua presa deve ser diagnosticada logo após o nascimento, durante o exame realizado pelo pediatra. Através de uma análise clínica completa da cavidade oral, além da anquiloglossia , outras alterações bucais como cistos, tumores e fissuras, que também geram consequências ao crescimento e desenvolvimento da criança, devem ser pesquisadas. E quem realiza o procedimento é o dentista.

Para alguns, apenas a cirurgia é indicada, enquanto para outros são propostos exercícios, ou ainda aguardar o crescimento e postergando a decisão de qualquer procedimento. Por tratar-se de uma técnica cirúrgica simples, a cirurgia é realizada no consultório em alguns minutos, sob anestesia local. Quando se trata do freio lingual, é muito comum que o paciente seja encaminhado a um fonoaudiólogo, antes ou após a cirurgia, para adaptá-lo à sua nova condição.

O sucesso neste tratamento é garantido quando bem indicado, trazendo ao paciente uma nova sensação de conforto e satisfação tanto quanto à estética do sorriso, à qualidade da fala e melhor higienização da boca.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!