O câncer bucal está tipicamente associado ao uso de tabaco, consumo de álcool e idade avançada
undefined
O câncer bucal está tipicamente associado ao uso de tabaco, consumo de álcool e idade avançada


câncer de boca é o câncer que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas ,bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua.

Você não precisa ser velho e doente para correr risco. O câncer bucal está tipicamente associado ao uso de tabaco, consumo de álcool e idade avançada. Muitas pessoas se surpreendem ao descobrir que, devido à conexão com o  vírus HPV, o segmento de pacientes com câncer oral que mais cresce é o de indivíduos jovens e saudáveis.


Dr. Bruno Puglisi nos passa alguns riscos:

Pare de usar tabaco: Cigarros, charutos, cachimbos e tabaco de mascar podem causar câncer em qualquer parte da boca ou garganta, assim como câncer em outras partes do corpo.

Reduza o consumo de álcool: O consumo de álcool aumenta o risco de desenvolver câncer oral. Aproximadamente 7 em cada 10 pacientes com câncer oral bebem muito.

HPV: O vírus do papiloma humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível associada ao câncer oral. O número de câncer oral associado ao HPV aumentou muito nas últimas décadas. Previna o HPV com vacinações contra o HPV 

A detecção precoce é a chave. As altas taxas de mortalidade do câncer oral não se devem ao fato de ser difícil de diagnosticar, mas porque ele é normalmente descoberto no final de seu desenvolvimento. Visite o seu dentista regularmente (recomendo a cada seis meses) para fazer a prevenção dos sintomas do cancer oral.

Sintomas

Um caroço na boca, garganta ou lábio;
Uma mancha branca ou vermelha na gengiva, na língua ou na mucosa da boca;
Sangramento, dor ou dormência na boca;
Uma dor de garganta que não passa;
Dificuldade ou dor ao mastigar ou engolir;
Inchaço da mandíbula;
Rouquidão na voz que dura por um período prolongado de tempo;
Dor no ouvido.

Se alguma lesão não cicatrizar em um prazo máximo de 15 dias, e havendo suspeita de câncer, a orientação é procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca e exames para a avaliação. O paciente não deve ter medo e demorar a procurar o atendimento , pois o atraso no diagnóstico diminuirá as chances de um tratamento eficaz.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!